TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mac Os X: Principais Características E Observações Deste Sistema Operacional De Sucesso.

Dissertações: Mac Os X: Principais Características E Observações Deste Sistema Operacional De Sucesso.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  3.018 Palavras (13 Páginas)  •  4.809 Visualizações

Página 1 de 13

Diego Barbosa, Leandro Milani

deca12@hotmail.com

leandromilanibernardo@live.com

Faculdade Doctum – Sistemas de Informação

Cataguases – MG – Brasil

Palavras-Chave. Mac OS X, Apple, Sistemas operacionais, Servidores.

Resumo. Nesta pesquisa destacamos a história de evolução do sistema operacional Mac OS, suas principais características, utilização de mercado e vantagens operacionais.

1. Histórico

O OS X é um sistema operacional baseado no kernel Unix titulado OpenDarwin, fabricado, desenvolvido, e vendido pela empresa americana Apple Inc., destinado exclusivamente aos computadores Mac, combinando a experiência adquirida com a tradicional GUI desenvolvida para versões anteriores, possuindo um estável e comprovado núcleo. A última versão do OS X possui certificação UNIX. A Apple é uma empresa que desenvolve tanto o hardware a ser utilizado pelos seus sistemas quanto os sistemas em si. A Apple foi fundada em 1976, tendo entre os sócios Steve Jobs e Steve Wozniak. No começo seus hardwares possuíam 12 KB de memória ROM, este armazenava um interpretador BASIC e o software de bootsrap, lido no início do boot. O BASIC era a linguagem popular da época, pois possui uma sintaxe simples se comparado com o C ou o Assembly, utilizando comandos naturalmente derivados de palavras do Inglês. O Macintosh lançado em 1984, um computador mais simples, fez grande sucesso, chegou a ameaçar o império dos computadores pessoais. A configuração era similar à dos computadores da época, com processador de 8 MHz, 128 KB de memória e monitor de 9 polegadas. Uma grande arma do Macintosh era o Mac OS 1.0 (proveniente do sistema operacional Lisa, embora tenha sido otimizado para consumir muito menos memória). Ao contrário do MS-DOS ele era totalmente baseado na utilização da interface gráfica e mouse. O Mac OS continuou sua evolução e incorporando novos recursos, porém sempre mantendo a mesma ideia de interface amigável. Na década de 90, a Apple passou perante duas grandes revoluções, sendo a primeira a migração do Mac OS antigo para o OS X que é um sistema Unix, derivado do BSD. A segunda ocorreu em 2005, quando a Apple noticiou a migração para processadores Intel de toda a sua linha de desktops e notebooks. Essa combinação permitiu que a empresa Apple se beneficiasse de uma redução significativa nos custo dos processadores e outros componentes para microcomputadores, e ao mesmo tempo conservasse seu diferencial principal, o software. Os Macs atualmente não são muito diferentes dos PCs, do ponto de vista do hardware, você pode inclusive instalar Windows e Linux através do bootcamp. Porém, só os Macs são capazes de rodar o Mac OS X, em função do uso do EFI, um firmware especial, que substitui a BIOS da placa-mãe. Algumas versões prévias do OS X podem ser instaladas em outros computadores, mas por se tratar de versões antigas (e cuja distribuição é dificultada pela Apple), elas acabam restritas aos círculos mais intelectuais de desenvolvedores.

2. Versões

Cheetah - O primeiro sistema da linha Mac OS X foi anunciado em janeiro de 1999, com o nome Mac OS X Server 1.0. O sistema foi a evolução do Mac OS anterior, que foi inspirado no sistema OPENSTEP desenvolvido pela extinta NeXT, empresa criada por Steve Jobs durante seu período de ausência na Apple. Em março de 2001 a versão oficial foi lançada, com o codinome “Cheetah” trazia uma mudança radical em relação às versões anteriores do Mac OS. O núcleo do sistema foi remodelado e o sistema recebeu aprimoramentos na gerência de memória.

Puma - A versão foi fornecida gratuitamente como atualização do Cheetah. Como mudanças, foi melhorado o desempenho geral do sistema e foi adicionado um suporte mais eficiente à gravação de CDs e DVDs e ao OpenGL. A crítica ainda dizia que o sistema não tinha um desempenho bom o suficiente para sua adoção em grande escala.

Jaguar - Em 2002, a Apple lançou mais uma versão, o Mac OS X 10.2, codinome “Jaguar”. Além de melhorias de desempenho e estabilidade, o sistema atualizou o Address Book, deu suporte ao sistema de impressão CUPS, muito utilizada em sistemas Linux, e adicionou o filtro de mensagens indesejadas no Mail. As redes Windows passaram a ser compatíveis e foi desenvolvido o Quartz Extreme.

Panther - Em 2003, a Apple lançou o Mac OS X 10.3, codinome “Panther”. Como novidades, o sistema aprimorou o mecanismo de busca do Finder, permitiu a troca eficiente de usuários em um mesmo sistema, introduziu o Exposé para facilitar a visualização de janelas do usuário, a ferramenta de programação Xcode, o Preview para renderizar PDFs e o QuickTime com suporte a uma maior gama de formatos. Além disso, foi introduzido o FileVault para criptografar o disco dos usuários.

Tiger - Em 2005, a Apple colocou a venda o Mac OS X 10.4, codinome “Tiger”. Segundo a Apple, ele foi o lançamento de maior sucesso na sua linha de sistemas operacionais. O Tiger foi o primeiro a executar em máquinas com arquitetura Apple-Intel, que utiliza processadores baseados em x86 em vez da arquitetura PowerPC tradicional.

Leopard - O Mac OS X 10.5 “Leopard” foi lançado em 2007. O Leopard introduziu um design novo da área de trabalho, uma Dock nova, menus semitransparentes e novas interfaces para o iTunes. O desempenho foi otimizado e foi introduzido a Time Machine, ferramenta de backup da Apple. Foi desenvolvido o bootcamp que permite que outros sistemas operacionais sejam instalados no Mac e a ferramenta Spaces para a utilização de múltiplas áreas de trabalho virtuais. Por fim, foi adicionado o suporte a aplicações 64-bit.

Snow Leopard - O Mac OS X 10.6, codinome “Snow Leopard” foi lançado em 2009. Diferentemente das outras versões, o objetivo principal do Snow Leopard não foi introduzir muitas funcionalidades. O objetivo principal foi melhorar o desempenho e reduzir a utilização de memória. A maioria dos softwares da Apple foi reescrita para se adequar ao hardware mais moderno, também foram introduzidos novos arcabouços de programação como o OpenCL e por fim, extinguiu-se o suporte a Macs de arquitetura PowerPC. Como novidades, foi apresentado um bootcamp com suporte à leitura e escrita em partições Windows, suporte a multitoque na maioria dos Macbooks, uma versão puramente 64-bits do QuickTime, Safari 4 e uma melhora na acessibilidade fornecida pelo VoiceOver.

Lion - Em 2010, a Apple inovou e trouxe o Mac OS X 10.7, codinome “Lion”. O Lion

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com