TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Trabalho Universitário: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 8

SUSTENTABILIDADE, UM VALOR PARA A ANOVA GERAÇÃO – ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL.

O papel de cada um na sustentabilidade abordando o ciclo completo de vida dos produtos e instruindo sobre como consumir com responsabilidade por meio da consequência de cada escolha.

Tópicos para reflexão:

Autoconhecimento,

Os indivíduos em relação ao todo,

A evolução do homem e sua relação com o meio ambiente,

A pegada ecológica,

Sustentabilidade e consumo,

Práticas de conscientização.

Conhece-te a ti mesmo

Unidade 1 – Introdução

Há muito a ciência já fala da impossibilidade de continuarmos mantendo nosso padrão de consumo. Como os recursos naturais são limitados, com o passar dos anos poderão tornar-se escassos se não passarmos a viver de forma mais consciente e sustentável. O tema da sustentabilidade deve ser desenvolvido especialmente com as crianças, pois elas, a partir de reflexões sobre a vida, sobre si mesmas e sobre o mundo, poderão garantir uma vida mais igualitária e equilibrada para todos. Portanto, mais do que ensinar as crianças como viver de forma sustentável, é preciso mostrá-las como fazer, pois é preciso que elas vejam exemplos nos adultos.

O primeiro passo é fazer com que sua vida espelhe ações de responsabilidade social, ambiental e pessoal, e fazer com que todos os alunos se conscientizem do quanto fazem parte de um todo.

Unidade 2 – Conhecer o passado, entender o presente e planejar o futuro.

Como sustentabilidade está intimamente ligada a uma noção de equilíbrio e de integração com o mundo que nos rodeia, não podemos deixar de olhar para trás para compreender como temas importantes veem chamando nossa atenção ao longo dos séculos.

Desde o século IV antes de cristo, a cultura grega nos alerta por meio do Oráculo de Delfos, para uma máxima que todos deveriam seguir: Conhece-te a ti mesmo.

Para que os homens fossem equilibrados, moderados, e belos, era essencial que conhecessem a si mesmos, por isso, na entrada do templo de Delfos encontrava-se a famosa inscrição: Conhece-te a ti mesmo.

Conhecer a nós mesmos é um passo essencial para a construção de uma vida mais sustentável.

Apena quando tomamos consciência do quanto nosso organismo precisa de vários elementos que estão na natureza, é que entendemos o quanto fazemos parte de um todo. Analisando nossas vidas particulares é que entendemos o quanto precisamos daquele que estão ao nosso redor, quando observamos o lugar onde vivemos, é que percebemos o quanto utilizamos e fazemos parte de uma estrutura social que possibilita nossa vida e quando olharmos todos esses fatores juntos notamos o quanto precisamos buscar um equilíbrio entre eles para que possamos viver bem.

Para introduzir reflexões e práticas que levem os alunos a ter uma vida sustentável, o professor pode promover uma reflexão com seus alunos acerca da máxima: Conhece-te a ti mesmo.

O aluno deve ver-se como um todo, como alguém que faz parte de outro todo. Ele não deve pensar em si de forma de forma isolada, visto que não somos isolados, temos que pensar em nós levando em conta o mundo em que vivemos, as sociedades das quais fazemos parte.

O professor deverá pedir para que seus alunos registrem a imagem que construíram em forma de desenhos, deixe os livres para se expressarem.

O professor deverá analisar os autorretratos coletivamente, discutindo com a turma o que eles representam. Faça-os perceber algumas dimensões essenciais de nós mesmos como: Seres humanos Membros de uma mesma família, Alunos de uma escola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com