TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Por:   •  5/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

Questões

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta:

- Ambiental: Ela traz que a produção e o consumo seja equivalentes, ou seja, procurando um ponto de equilibrio, a produção deve ser consumida de forma de forma natural e controlada, mantendo assim a capacidade de resilencia.

- Economica: Ela traz que devemos ter cada vez mais recursos tecnologicos, para que possamos ter eficiencia na produção e no consumo, fazendo que com essas tecnologias possamos depender menos de recursos naturais, como o petróleo.

- Social: Ela traz que devemos fazer a justiça social, onde temos que erradicar a pobreza, dando condições mínimas para uma vida digna.

- Cultura: Devemos mudar nossos habitos deixar de consumir por consumir, temos que aprender a saber usar, a usufruir melhor, não importa a quantidade e sim a qualidade de algo.

- Político – Sendo um instrumento útil trazendo mudanças positiva através da concientização, fazendo com que as propostas aconteçam, afim de se conseguir exito nas mesmas.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta: Economica, Ambiental e Social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta:

- 1º Resposta: Tecnológica – onde o homem se apóia para criar, melhorar, etc. Tudo em busca da superação, fazendo com que alternativas sejam criadas a cada dia.

- 2º Resposta: Mudança Radical – mudança radical na produção e no consumo.

- 3 º Reposta: Ela trata da possibilidade de acontecerem grandes catástrofes, que destruam a vida humana, e nós não estejamos preparados para evita-las, ou até mesmo ter alternativas rápidas para que não acontecer o pior.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

A cada dia que passa, menor é o tempo que temos para se dedicar ao nosso Planeta, infelizmente quase tudo que nós seres humanos fazemos acaba o agredindo. O maior problema é que na época dos nossos avós nada foi feito, ou quase nada, e hoje estamos a beira de um caos, com um Planeta doente e muitos ainda não ligam e outros fazem de conta que não sabem.

Acredito que temos um grande problema cultural que atrapalha muito essa questão de meio ambiente, ainda produzimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com