TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade e Produção

Por:   •  11/9/2016  •  Ensaio  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Sustentabilidade e produção

A resposta para boa parte das questões relacionadas com o empreendedorismo está na sustentabilidade, ou seja como ela é trabalhada no projeto empreendedor.

Muitas empresas “despertaram” para a sustentabilidade para ter um diferencial de mercado, o que tem tido uma resposta muito boa, levando muitas vezes ao topo de mercado. Outras vezes este “despertar” tem na verdade uma força de lei, que precisa ser contemplada.

O que já se tem como uma certeza é que estamos no “boom” da sustentabilidade. O que resta agora é interligar os pontos positivos do produto a ser um produto com os mesmos pontos positivos, mas sustentável.

A sustentabilidade muitas vezes serve de “máscara”, porque a empresa pode ter milhões de problemas mas ela é sustentável, e se esconde todos os defeitos atrás desta máscara.

O tema sustentabilidade é sempre muito polêmico: pode existir uma empresa mais sustentável que outra, pois se ela é menos sustentável não significa que ela ainda não atingiu o máximo de sustentabilidade que deveria.

O empreendedorismo ainda encontra-se entremeado com o consumismo, consumismo este focado em produzir, vender, consumir, ..., como entra nesta cadeia a sustentabilidade, e qual sua real função.

A discussão sobre sustentabilidade já começa pela própria sustentabilidade: como se define sustentabilidade?

 “Desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades”. Relatórios de Brundltand, 1987

Surgem assim muitos outros conceitos, incluindo-se ainda o do capitalismo consciente e os 3Rs.

Plano de Marketing e vendas

Existe pouca margem de diferenciação entre empresas que são sustentáveis e as que ‘dizem’ que são sustentável, as chamadas greenwashing, que são as que tentam passar uma imagem de responsabilidade que na verdade não é feito.

Pensando nesta pouca diferenciação, muitas empresas optam por não basear seus marketings na sustentabilidade, deixando seu enfoque longe do que por um caso isolado, muitas vezes, pode se tornar uma grande quebra da confiança, sendo considerado um greenwashing.

 Tudo isto não exclui o velho planejamento de marketing e venda, chamado AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Atenção) baseado no consumo consciente, pensando em comprar “melhor”. Adicionando ainda a Lealdade e o Apóstolo (cliente divulga o produto) designado AIDALA.

 [pic 1]

Plano de Recursos Humanos

O planejamento de recursos humanos de uma empresas sustentável não exclui nenhuma característica do que qualquer outra, mas necessita de um adicional: colaboradores engajados com o propósito. Esta característica vem desde a elite da empresa até o treinamento, avaliação de desempenho etc. de todas as classes dentro de uma mesma empresa, repensando sobre todo o processo e o meio ambiente que se inclui no processo empresarial.

Plano financeiro

Não há grande diferenciação sobre demais empresas, mas pode servir para controle da empresa ser “mais” sustentável, devido os gastos com mitigação de potenciais poluidores, melhoria da margem de lucros etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (248.2 Kb)   docx (146.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com