TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sêmen De Carneiro

Artigo: Sêmen De Carneiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA: MATERIAL GENÉTICO

Prática- Observação de sêmen de carneiro.

INTRODUÇÃO:

O ciclo de vida ocorre nos indivíduos que possuem reprodução sexuada, pois inicia quando dois gametas se unem e vai até a produção de gametas do indivíduo formado, finalizando um ciclo e começando outro com a fecundação.

O esperma ou sêmen é um fluído orgânico produzido pelos machos de várias espécies animais, incluindo os seres humanos, que contém espermatozoides e outras secreções. Fluído este que transporta entre 60 e 300 milhões de espermatozoides. Para fertilizar o óvulo é necessário que o esperma contenha mais de 20 milhões de espermas por mL.

Os espermatozoides são células leves e móveis e se desenvolvem a partir das espermátides e se movimentam em direção ao óvulo com uma velocidade de 1mm/min a 4mm/min em média. Os espermatozoides são dotados de cabeça, colo ou peça intermediária, e cauda ou flagelo.

A primeira parte da ejaculação é a secreção das glândulas de Cowper e Littré, pouco abundante e rica em mucoproteínas. A segunda parte contém a secreção prostática (13% a 33% do volume total). A terceira parte é a secreção do conducto deferente, epidídimo e tubos seminais, nos quais viajam a maior parte dos espermatozoides. A quarta e ultima parte é a secreção das vesículas seminais (46% a 80% do volume), riquíssima em nutrientes para os espermatozoides.

O sêmen pode ser infértil por conter espermatozoides em quantidade insuficiente para fertilização do óvulo, por possuir excessiva proporção de formas aberrantes ou por mobilidade abaixo do normal. As anomalias da função testicular podem ser decorrentes a alteração hormonal, enfermidades do próprio testículo, varicela, insuficiência crônica hepática ou renal, doenças neurológicas, ou, falhas no transporte de espermas que podem ocorrer devido a obstruções congênitas ou adquiridas.

Os espermatozoides são células pequenas alongadas com formato hidrodinâmico e com uma longa cauda que é utilizada na propulsão.

Apesar de a imensa maioria dos espermatozoides dos animais ser flagelada, existem espermatozoides que não possuem flagelo. É o caso dos espermatozoides dos nematódeos, animais vermiformes cujo representante mais conhecido é a lombriga (Ascaris lumbricóides).

OBJETIVOS:

• Observar a morfologia da célula germinativa masculina.

• Conhecer os flagelos dos espermatozoides.

• Diferenciar material não corado e corado.

MATERIAIS UTILIZADOS:

• Microscópio de Luz.

• Sêmen de carneiro.

• Luvas.

• Conta- gotas ou pipeta.

• Solução de cloreto de sódio a 0,9%.

• Lâminas e lamínulas.

• Corante Rosa de Bengala.

PROCEDIMENTO A:

1. Recolheu-se o sêmen animal e , no momento da prática, misturou-se com solução de citrato de sódio a 2,9% na proporção de 1:1( essa solução pode ser congelada para posteriores observações.)

2. Misturou-se a solução de sêmen mais citrato com NaCl 0,9% na proporção 1:1( usou-se luvas).

3. Pingou-se uma gota dessa solução contendo espermatozoides sobre uma lâmina.

4. Iniciou-se a colocação da lamínula em posição de 45º com relação a lâmina e, abaixou-se lentamente, até que a mesma fique totalmente sobre a lâmina, evitando a formação de bolhas de ar.

5. Houve excesso de líquido, e retirou-se com papel absorvente, para manter a lamínula fixa.

6. Analisou-se em aumentos crescentes, utilizando os aumentos de 4x, 10x, 40x e 100x.

7. Esquematizou-se nos aumentos de 40x e 100x.

PROCEDIMENTO B:

1. Pingou-se uma gota da solução (sêmen+ citrato) sobre a lâmina e fez-se um esfregaço (usou-se luvas ).

2. Esperou-se secar.

3. Pingou-se sobre o material o corante Rosa de Bengala.

4. Esperou-se cerca de cinco minutos e lavou-se, tirando assim o excesso de corante.

5. Iniciou-se a colocação da lamínula em posição de 45º com relação a lâmina e, abaixou-se lentamente, até que a mesma ficou-se totalmente sobre a lâmina, evitando a formação de bolhas de ar.

6. Houve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com