TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mario De Sá Carneiro

Casos: Mario De Sá Carneiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  2.817 Palavras (12 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 12

MARIO DE SÁ CARNEIRO E A REVISTA ORPHEU.

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO-IESF

Fernanda Pereira *

Sebastiana Sousa **

RESUMO

O modernismo foi um movimento literário que veio para revolucionar a sociedade portuguesa daquela época, neste contexto Mário de Sá Carneiro e a revista Orpheu são personagens importantíssimos. O presente trabalho visa investigar qual foi a real importância de Mario de Sá Carneiro e a revista Orpheu para o modernismo, com o intuito de facilitar a compreensão do modernismo como um todo.

PALAVRAS CHAVE: Revista Orpheu, Modernismo, Mario de Sá Carneiro

ABSTRACT

Modernism was a literary movement that came to revolutionize the Portuguese society of that time, in this context Mário de Sá Carneiro and magazine Orpheu importantíssimos.O characters are present study aims to investigate what was the real significance of Mario de Sá Carneiro and magazine Orfheu to modernism , in order to facilitate understanding of modernism as a whole.

KEYWORDS: Orpheu Magazine, Modernism, Mario de Sa Carneiro

1-INTRODUÇÃO

A geração de Orpheu foi o grupo responsável pela introdução do modernismo nas artes e letras portuguesas. Poetas como Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros e pintores como Amadeu de Souza Cardoso e Santa Rita Pintor reuniram-se em torno de uma revista de arte e literatura cuja principal função era agitar as aguas, subverter, escandalizar o burguês e por todas as convenções sociais em causa.

A revista teve apenas dois números (março e junho de 1945) e sofreu ataques furiosos da imprensa conservadora, que chamou os modernistas de "loucos futuristas". Mas as ideias dos jovens artistas marcaram presença e abriram espaço manifestações de novas concepções estéticas, numa tentativa de integrar Portugal no clima de renovação que agitava o ambiente artístico europeu.

A recepção de Orpheu não foi pacífica, pelo contrário, provocou uma controvérsia pública que se propagou pela imprensa portuguesa da época. As críticas e comentários eram, sobretudo, jocosos, sendo os escritores ridicularizados e apontados como doidos varridos, sobretudo devido aos poemas de Mario de Sá Carneiro que era considerado um poeta esquizofrênico, onde todos seus poemas eram sobre dor, angustias e morte. Em Julho de 1915 Alfredo Guisado e Antonio Ferro anunciava publicamente seu afastamento da revista, e Mário de Sá Carneiro partia precipitadamente para Paris. Em setembro, Mario de Sá Carneiro escrevia correspondências para Fernando Pessoa informando que seu pai não podia mais continuar arcando com as despesas da revista, encerrando assim o terceiro número da revista Orpheu.

É preciso compreender que o modernismo foi um movimento artístico renovado que marcou as primeiras décadas do século XX nomeadamente a literatura com as formas tradicionais.

Assim sendo a escolha do tema Mário de Sá Carneiro e a revista ORPHEU justifica-se pela relevante importância que assume no cenário literário e artístico, como elementos fundamentais para o modernismo como um todo.

A investigação proposta faz relação com outros estudos do mesmo campo, como: o modernismo, decadentismo, simbolismo, saudosismo, correntes de vanguardas como interseccionismo, paulismo, futurismo, Fernando Pessoa entre outros.

Como problema científico questiona-se, qual a importância de Mário de Sá Carneiro para revista Orpheu?

Dessa forma, o objetivo do estudo a princípio consiste em analisar a importância da contribuição de Mario de Sá Carneiro para revista Orpheu.

De acordo a taxinomia de Dergara (2003) a pesquisa se classifica da seguinte forma: quanto aos fins é explicativa. Porque visa esclarecer a contribuição de Mário de Sá Carneiro para a revista Orpheu. Quanto aos meios trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base um estudo sistematizado, tendo em vista a necessidade de uma vasta literatura especializada. Como livros, artigos científicos, entre outros.

O estudo é de grande valia, pois, o mesmo proporciona vários esclarecimentos a cerca da real contribuição de Mario de Sá Carneiro e a revista Orpheu, possibilitando uma maior compreensão desse movimento literário chamado modernismo.

Deste modo, o estudo aprofundado pretendeu inicialmente compreender o contexto histórico literário de produção da Revista Orpheu; posteriormente optou-se por revisar as diversas literaturas que abordam o envolvimento de Mário de Sá Carneiro na produção da revista; por fim pretendeu-se identificar qual a real importância de Mário de Sá Carneiro para o desenvolvimento da Revista Orpheu.

2-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1- Revista Orpheu:

A revista Orpheu teve apenas dois lançamentos, nos dois trimestres do ano de 1915, o terceiro não foi publicado por questão financeira, mas mesmo assim ela teve grande influência, pois seu vanguardismo inspirou movimentos literarios que introduziu o modernismo em Portugal, marcando assim a historia da literatura portuguesa em meados do seculo xx, e seus protagonista ficaram conhecidos como “geração opheu. A revista tornou-se tão importante porque ela abordava não só a literatura mas,a arte em geral. Este movimento surgiu primeiro como imperativo de levar a poesia a trilhar em Portugal os caminhos ousados e originais por onde ela seguia já no resto da Europa.

Nesse período a sociedade brasileira passava por uma serie de crise uma delas era a desagregação deixando para trás o pequeno meio cultural português, entregando-se à perturbação das sensações da vida moderna, da velocidade, da técnica, das máquinas. Era preciso esquecer o passado, comprometer-se com a nova realidade e interpretá-la cada um a seu modo. Nas páginas da revista Orpheu, esta geração publicou uma poesia complexa, de difícil acesso, que causou um grande escândalo naquela época. Mário de Sá Carneiro não se conformando com o triste fim da revista orpheu parte precipitante para paris deixando ao amigo Fernando Pessoa uma pequena correspondência.

Custa-me muito a escrever-lhe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com