TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS EXCEPTADOS

Tese: TIPOS EXCEPTADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Tese  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

ESPÉCIES EM EXTINÇÃO1

Rodrigo Boldrini

Jose Carlos Holub Junior2

Em um perfeito equilíbrio ecológico mantido pela cadeia alimentar, que é o ciclo que garante o equilíbrio e a reprodução dos ecossistemas, é aonde os seres vivos vivem. A extinção de uma espécie, causa um abalo ecológico, que é resultante de atividades humanas desordenadas, causando perturbações nos ecossistemas naturais em médio e longo prazo.

Em quesito de biodiversidade, o Brasil é considerado um dos países mais diversificado. Entretanto, em poucas décadas, varias espécies podem ser extintas no Brasil. Existem cerca de 650 espécies de animais em risco de extinção no Brasil.

A perda de vegetação nas florestas, causada com o constante aumento na demanda mundial por matéria prima, alimentos e energia, causa o desaparecimento de espécies, o que é muito preocupante para o ecossistema brasileiro. Pesquisas indicam que o Brasil abriga mais de 40% das florestas tropicais no mundo, e aproximadamente 20% de todas as espécies já conhecidas pela ciência.

Alguns fatores diferenciados que ajudam no crescimento do processo de extinção, como colecionadores de animais exóticos, zoológicos e exploradores, alem disso a perca do habitat com degradação ambiental, catástrofes naturais, incêndio florestais, poluição e o trafico de animais, que é a segunda maior ameaça a fauna silvestre brasileira, e é o terceiro maior comercio ilícito do mundo, perdendo apenas para o trafico de drogas e armas.

Alguns exemplos de animais da fauna brasileira que estão em extinção são o Veado-campeiro, Onça pintada, Mico leão dourado, ararinha, arara azul, Tamanduá bandeira, Cachorro vinagre Cachorro-vinagre, Cervo do Pantanal, jaguatirica, Tatu Canastra, Lobo guará, Muriqui entre outras espécies.

Foi divulgada a existência de 25 áreas que necessitam atenção urgente, pois são regiões que mais tem espécies em estado critico de extinção, no Brasil foi destacado a Mata Atlântica e o Cerrado, esses dados foram divulgados pela revista cientifica Nature, no ano de 2000.

Denunciando a órgãos competentes, qualquer tipo de desmatamento, trafico de animais e queimadas, é uma forma do combate à extinção dos animais, mesmo estando longe deles.

Alguns fatores que aumenta a velocidade de extinção em determinadas especies são a caça ilegal indiscriminada, dificuldade de reprodução, falta de alimento, até mesmo o clima, mas principalmente a ação destruidora do ser humano.

Para o ambiente, qualquer espécie de ser vivo é importante para manter o equilíbrio, seja animal ou vegetal, e a falta de uma dessas especies acarreta em prejuízos para varias outras. A consciência e a responsabilidade por parte da humanidade são muito importante para combater e impedir que as especies ameaçadas sejam exintas.

A principal causa da extinção é o desrespeito ao meio ambiente. Só na Amazônia, o desmatamento esta aumentando e desenfreadamente, e com isso, acarretando na extinção de espécies que já estavam ameaçadas.

Infelizmente o homem tem demonstrado uma dificuldade gigante em viver em harmonia com a natureza, porem alguns se adaptaram e se criaram nesse meio, e ainda vivem em meio às matas e locais afastados, como os indígenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com