TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarsila Primeira Dama Da Arte Brasileira

Casos: Tarsila Primeira Dama Da Arte Brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA-LICENCIATURA

RUGNA BORGES MACHADO

TRABALHO DE ARTE, EDUCAÇAO E MUSICA

PRIMEIRA-DAMA DA ARTE BRASILEIRA”TARSILA DO AMARAL”

Trindade de goias

2014

RUGNA BORGES MACHADO

TRABALHO DE ARTE, EDUCAÇAO E MUSICA

“TARSILA –A PRIMEIRA DAMA DA ARTE BRASILEIRA”

Trabalho apresentado ao Curso (PEDAGOGIA-LICECIATURA 4º) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina ARTE, EDUCAÇAO E MUSICA.

.

Prof.CYNTIA SIMIONI

TRINDADE DE GOIAS

2014

Sumario

Introduçao...........................................................

Desenvolvimento.............................................

Consideraçaes finais.......................................

Referencias......................................................

Introduçao

A pintura brasileira vivi uma fase de grande afirmaçao,aceitaçao,e de grande interesse publico. Constatanos este interesse nas esposiçoes,não apenas na Bienal de São Paulo que atrai um publico cada vez maior. Em algumas vezes o prazo de duraçao de certas exposiçoes ate e prorrogado, muitas escolas publicas e particulares criaram o habito de levar seus alunos em grupos, as esposiçoes de pintura e escultura . São novos habitos, novas praticas pedagogicas, que vieram pra ficar.

Me.

. Sagrado Coração de Jesus, 1904.

Tarsila do Amaral nasceu em 1° de setembro de 1886 na fazenda São Bernardo,municipio de Capivari, interior de São Paulo.Filha de Jose Estanislau do Amaral e Lydia Dias Aguiar do Amaral, passou sua infancia na fazenda onde convivia com os animais e a natureza.Foi alfabetizada por uma professora belga e tocava piano muito bem. Adquiriu conhecimento de outras linguas, gostava muito de ler livros franceses. Estudou em São Paulo em 1901,no colegio Sio;foi quando pintou seu primeiro quadro- um “Sagrado Coraçao de Jesus”, pintura de uma perfeiçao de causar espanto.Em 1916 estudou escultura e modelagem com Zadig e Mantovani.Com 31 ano Tarsila inicia sua caminhada no mundo da arte moderna,enfretando, no inicio, preconceitos da elite, sem perder o entusiasmo.

Teve aula com o grande paisagista”Pedro Alexandrino” no ano 1917 ,nessa epoca, Tarsila passou a se dedicar a “natureza-morta”, onde mostrou muito talento. Em 1920,Tarsila matriculou-se na academia Julien, em Paris, convivendo com Leger, pablo Picasso, Blaise Cendras,Andre Lothe e Albert Gleizes.

Tarsila e reconhecida internacionalmente, suas telas nos encantam. A sua maneira de pintar inovou, surpreendeu e permaneceu. E e o que de melhor e mais caracteristico essa permanencia tem que o caminho para a descoberta da obra de Tarsila, foi e e Brasil, orgulho de nossa arte.

A artista Brasileira criou Abaporu com maos e pernas grandes para valorizar o trabalho barsau pelo qual passava a maioria dos trabalhadores do Pais. Em detrimento, percebe – se que a cabeça dele e bem menor doque os outros membros, mostrando a desvalorizaçao do trabalho mental.

Abaporu é um nome Tupi, que significa ‘Homem que come gente’cultura estr. Tarsila estava na fase antropofagica do Modernismo, que propunha deglutir a arte e a cultura estrangeira e adapitala ao Brasil. Um dos criadores desse movimento foi o marido da pintora, ‘Oswald de Andrade’ a quem a obra foi oferecida.

Destaca – se ainda a tela ‘Antropofagia’ de 1929, nela temos a junçao de ‘ Abaporu’ e de ‘ A Negra’, os quais estao em posiçao invertida,formando uma outra simbologia. Tanto no ‘ Abapuru’ como na ‘Antropofagia’ as cores verdes e amarelo são predominantes, reforçando o tema de brasilidade.

Antropofagia, 1929

Desenvolvimento

Abaporu, 1928

Surgiu da vontade de Tarsila impressionar o marido Oswald de Andrade, presenteando – o em seu aniversario com sua criaçao, O Abaporu.

Tarsila descreva O Abaporu : como uma figura solitaria monstruosa, pes emensos, sentada numa planicie verde , o braço dobrado repousando no joelho, a mão sustentando o peso – pena da cabeçinha minuscula. Em frente, um cacto explodindo numa flor absurda . A partir de comentarios de uma amiga, que dizia que suas pintura ‘’Antropofagicas’’(1928 /1930) lembravam- lher seus pesadelos, Tarsila indentificava a origem de sua pintura desta fase-Antropofagicas.

Cartão postal, 1929

Se entao compreendi que eu mesma havia realizado imagens subconscientes,sugeridas por historias que ouvira em criança, contadas na hora de dormir pelas velhas negras da fazenda.

Seguirao apenas uma ispiraçao sem nunca prever os seus resultados.

Aquela figura manstruosa,de pes enormes,plantados no chao brasileiro ao lado de um cacto,surgeriu a Oswold de Andrade a ideia da terra nativo,selvagem,antropofago.

Ao receber, em 11 de janeiro de 1928, este quadro de Tarsila como presente de aniversario, Oswald de Andrade comentou,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com