TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Arte Brasileira No Seculo Xix

Trabalho Escolar: História Da Arte Brasileira No Seculo Xix. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  5.865 Palavras (24 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 24

EPÍGRAFE

Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente: que a escola, ela mesma, seja fragmento de futuro...

Rubem Alves

RESUMO

O presente trabalho mostra a importância das manifestações culturais no Brasil, no intuito de resgatar aquilo que de mais precioso a sociedade de um modo geral possui (valores, costumes, tradições, etc.), fazendo com que toda cultura, tanto aquela trazida de fora, como aquela manifestada no meio do próprio povo, possa fazer com que alegria, a harmonia e satisfação possam ser irradiadas no semblante de cada cidadão que se manifesta. Objetiva-se Entender as diferenças e as semelhanças das manifestações culturais brasileiras valorizando o homem na sua totalidade e mostrar o quanto é importante desenvolver atividades práticas pertinentes aos seus hábitos e costumes. Todavia, o intuito de propor um tema tão relevante para a sociedade nessa pesquisa, foi para buscar dentro das manifestações culturais a arte de criar, de fantasiar, de expressar dos povos espalhados pelo Brasil, valorizando a cultura local, no sentido de auxiliar na prática educativa. Questiona-se quais são as características dos elementos formais que transmitem a cultura popular no século XIX na obra do artista Vicente Trindade? Por isso, destaca-se nas páginas desse trabalho, algumas manifestações populares de mais destaque na sociedade brasileira, como o samba, o natal, o carnaval, a páscoa, dentre outras, para retratar a cara do Brasil que se demonstra por meio de seu desejo de uma sociedade unida, alegre e feliz, esquecendo-se das desigualdades existentes pelo Brasil afora.

Palavras-chave: tradição, cultura, manifestação, valores.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

1 CULTURA POPULAR NO BRASIL 11

2 O QUE SE ENTENDE POR CULTURA 13

2.1 AS DIVERSAS CILTURAS BRASILEIRAS 14

2.2.1 Folia de Reis 15

2.2.2 Bumba-meu-boi 15

2.2.3 Carnaval 16

2.2.4 Natal 17

2.2.5 Páscoa 18

2.2.7 Frevo 19

2.2.8 Cultura de Pancas 19

3 CONCLUSÃO 22

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS 23

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa ampliar as questões voltadas para a cultura popular dentro do âmbito nacional. Mesmo na intenção de programar mudanças nas marcas deixadas por civilizações e povos antigos, questiona-se muito sobre essa abordagem da cultura popular nos dias atuais, tendo em vista que, se deixarmos estas questões fora do nosso contexto as tradições culturais e as manifestações populares, perdem seus valores.

Por isso a importância de abordar esse assunto, volta-se a lembrar os tempos passados, viver o presente e preparando formas de estabelecer um elo dos que viveram e vivem no meio cultural, com os que irão viver dentro das teorias e teses expostas por nossos escritores e historiadores. Muitas culturas são realmente reais e explicativas, outras levam a lendas e contos, mas no contexto geral, o importante é valorizar a cultura brasileira.

No primeiro momento trabalhou-se os debates sobre a cultura popular formalizada e estabelecida por autores consagrados. Em seguida tenta-se ambientar de forma globalizada a cultura, porém, o foco principal é a cultura popular no Brasil. Juntamente com essa abordagem as discussões ideológicas foram retratadas entre muitos personagens da sociedade, no intuito de assistir aos discursos e aos questionamentos populares. Assim, veremos como a cultura popular é um meio essencial para que haja uma ação política e consciente relativa às manifestações culturais no contexto social.

Abordar-se-á sempre no decorrer do trabalho obra de um escritor e outras vezes focar-se-á aleatoriamente obras de outros escritores. Absorvendo a consciência de que esse objetivo não pode ser processado isoladamente, sabe-se que ocorre risco de outros tirarem conclusões diferenciadas. Desse modo, sabendo-se do tempo que dispomos para elaborar tal atividade é relativamente estreito, nossas conclusões expostas serão essenciais para a confecção de nosso trabalho.

As idéias do trabalho enfatizam-se nas culturas populares no Brasil, incluindo o conhecimento sobre as crenças, as artes, as leis, os costumes e os hábitos apossados pelo ser humano participantes da sociedade, relacionando-se às diversas maneiras de organização de determinados povos, os transmitido a gerações futuras como a marca de certo povo ou certa localidade.

A sociedade de um modo geral acompanha por muitos anos os seus rituais e passagens que relembram suas festividades consideradas como sagradas profanas e/ou de agradecimentos. Essas manifestações foram evoluindo-se e inovando-se até chegarem até os dias atuais, e hoje já fazem parte do nosso cotidiano e estão inclusive incorporadas aos calendários, tradicionalmente voltadas para a concepção religiosa e/ou para as festividades populares.

No decorrer dos anos tais práticas relacionaram-se aos processos de transformações culturais e religiosas da sociedade, correlacionadas simbolicamente entre o mundo real e o mundo abstrato, originando diversos personagens e seus papéis nas festividades sócio-culturais. Diversas práticas passadas chegam aos dias atuais com suas diferentes formas e modos de se manifestarem devido à multiplicidade de povos que vivem em regiões espalhadas por todo território nacional e internacional. Sua simbologia, seus significados, suas referências desdobram-se processadas em valores culturais apropriados e incorporados junto às características e identidades de cada grupo que a vive.

As culturas manifestadas popularmente como: danças, festas, artes, artesanatos, culinárias, músicas e outras, não estão ligadas apenas aos seus protagonistas. As tradições culturais manifestadas nesse mundo globalizado, tem seus interesses voltados aos canais e veículos de comunicação, de turismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com