TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxonomia Equinos

Trabalho Escolar: Taxonomia Equinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  4.832 Visualizações

Página 1 de 3

Taxonomia

- O que é?

A Taxonomia surgiu da necessidade de se elaborar um sistema de classificação natural, isto é, tentar agrupar os seres vivos de acordo com o grau de parentesco.

A classificação atual é uma adaptação do sistema de Lineu, sua classificação foi aprimorada e os seres vivos classificados de acordo com suas características morfofisiológicas, genéticas e evolutivas em três grandes reinos: Animal, Vegetal e Mineral. A Classificação binominal foi consolidada em vários dos termos utilizados por

Lineu, como Flora, Fauna e etc., são usados até hoje, motivo pelos quais Lineu é considerado o pai da Taxonomia Moderna.

- Taxonomia do Cavalo

O cavalo é um mamífero hipomorfo, da ordem dos ungulados, uma das três subespécies modernas da espécie Equus ferus. A denominação para as fêmeas é égua, para os machos não castrados, garanhão e para os filhotes, potro. Pertence a ordem dos perissodáctilos, sendo por isso parentes dos rinocerontes e dos tapires, ou antas.

Reino: Animália

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Perissodactyla

Família: Equídea

Gênero: Equus

Espécie: Equus caballus

- Defesa.

Para se defender dos predadores, ou ameaças em potencial, podem fugir, galopando, ou recorrer a mordidas ou ao coice (utilizando suas pernas traseiras). Enxergam bem, principalmente à noite, embora não consigam distinguir cores. O olfato e a audição – e a memória – também são bons.

- Contenção Física

As boas práticas de contenção dos equídeos são essenciais para que estes se possam manejar de forma a garantir a segurança de todos os intervenientes, incluindo os próprios animais. Antes de nos dirigirmos ao animal devemos obter informações, junto do encarregado do equino sobre o seu temperamento. A aproximação ao cavalo deve ser feita com tranquilidade de frente ou de lado em ambiente calmo e falando com ele. Não se deve deixar o animal virar-se com os membros posteriores para o indivíduo que se aproxima (nesse caso deve proceder-se à retirada). A pessoa que intervém deve posicionar-se no lado esquerdo (do animal). Exatamente para evitar que o equino tome uma posição de ataque devemos observar comportamento através das expressões do seu olhar e do posicionamento das orelhas, assim como qualquer movimento por ele efetuando. Podem ser usados vários métodos e instrumentos de contenção física de acordo com a agressividade do animal, o meio ambiente em que nos situamos a região que queremos explorar, os objetivos que se pretende alcançar e ainda da experiência do indivíduo que executa a contenção e ainda experiência e temperamento do dono ou encarregado do animal. A provocação moderada de dor pode ser o suficiente para distrair o animal de modo a que este se deixe manipular em outras zonas do corpo. Podem ainda ser utilizados troncos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com