TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Taxonomia E Nomenclatura De Micro-organismos".

Casos: "Taxonomia E Nomenclatura De Micro-organismos".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  3.066 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do texto: “Taxonomia e nomenclatura de micro-organismos”.

Classificação dos microrganismos

Cientificamente falando, a classificação dos seres vivos é denominada Taxonomia, que objetiva classificar os organismos vivos de modo que haja relações e diferenças entre os diversos grupos. Com o sistema taxonômico é possível identificar um organismo ainda desconhecido e classificá-lo a um grupo de acordo com as características que este ser possua. Fornecendo uma referência comum na identificação de organismos, a taxonomia é uma ferramenta básica e necessária para os cientistas e fornece uma linguagem universal de comunicação.

Relações Filogenéticas

Existe uma grande similaridade entre os organismos já identificados, mas, existem diferenças atribuídas à sobrevivência destes organismos com características mais bem adaptadas ao seu Hábitat. Para diferenciar estes seres, os organismos são distribuídos em grupos/categorias taxonômicas, que refletem o grau de similaridade existente entre eles de forma que facilite as pesquisas e a comunicação. A história evolutiva de um grupo é conhecida como Filogenia, e a hierarquia do taxa revela relações evolutivas ou filogenéticas.

Os Reinos

Foi descrito por Robert Whittaker, em 1969, um sistema de cinco reinos para classificação biológica. Para Robert, os procariontes são ancestrais de todos os eucariontes. Neste sistema, todos os procariontes são classificados no Reino Procarionte/Monera e os eucariontes estão distribuídos nos demais grupos. No reino protista incluíram-se organismos eucariontes simples - unicelulares -, bolores aquáticos, bolores limosos, protozoários e as primitivas algas eucarióticas. Os fungos, Plantas e Animais constituem os reinos mais complexos, sendo a maioria multicelular.

Classificação dos Organismos

Biólogos e microbiólogos do mundo todo usam uma linguagem universal para classificar os organismos que são organizados de acordo com características similares. As regras de classificação das bactérias, por exemplo, são estabelecidas pela Comissão Internacional de Bacteriologia Sistemática e são publicadas no Código Bacteriológico. O nome do gênero é gravado com letra maiúscula e o nome da espécie em letra minúscula, sendo ambos considerados respectivamente como Substantivo e adjetivo. Ex: Homo sapiens.

Graças a avanços tecnológicos foi possível que dois gêneros pudessem ser reclassificados em somente um ou um gênero pudesse ser dividido em dois ou mais gêneros. Mas, a transição de um nome para outro pode ser confuso, então, o Código Bacteriológico determinou que o nome antigo deveria ser mantido entre parênteses. É de extrema importância identificar o nome de um organismo para saber que tratamento usar. Drogas antifúgicas, por exemplo, não funcionarão contra bactérias assim como, drogas antibacterianas não funcionarão contra vírus.

Classificação das Bactérias

As bactérias estão separadas em quatro categorias: três consistem em células eubactérias e a quarta consiste nas archaea e a classificação nestes táxons é baseada nas sequências de rRNA. Cada divisão é separada em classes, sendo que as classes são divididas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com