TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxonomia De Plantas

Pesquisas Acadêmicas: Taxonomia De Plantas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  4.547 Visualizações

Página 1 de 5

1)Quais características são encontradas em todas as plantas vasculares?

Possui um tecido condutor eficiente constituído por xilema e floema, o que foi viabilizado pelo surgimento de um composto muito resistente, a lignina, que é depositada na parede dos elementos traqueais do xilema e das células do esclerênquima. A capacidade de sintetizar lignina foi um passo fundamental para a evolução das plantas, pois permitiu que os esporófitos adquirissem grande porte e se tornassem a geração dominante do ciclo de vida.

2) Descreva o processo de formação dos microfilos e megafilos e em quais grupos de plantas são encontrados:

Microfilos são originados a parti de enações, ou seja, projeções desvascularizadas do eixo principal da planta com posterior crescimento dos traços foliares. Característicos das Licófitas.

Macrofilos são originados a parti de ramificações de menor crescimento do eixo principal, seguido por um achatamento e fusão dos ramos laterais. Presente em quase todas as plantas vasculares.

3) O que significa homosporia e heterosporia? Dê exemplos:

Homosporada produzem apenas um tipo de esporo que forma gametófitos bissexuais, ou seja, anterídeos e arquegônios. Ocorrem em quase todas as pteridófitas e algumas licófitas.

Heterosporada são dois tipos de esporos em dois esporângios diferentes: micrósporo (no microesporângio) e megásporo (megasporângio). Ocorrem em algumas pteridófitas e licófitas e em todas as plantas com sementes.

4) Quais as características das Divisões mais primitivas, e extintas, de plantas vasculares?

Rhyniophyta com caule simples, dicotomicamente ramificados e com estróbilos terminais, corpo não definido em raiz, caule e folhas. Plantas homosporadas, de pequeno porte (6,5-50 cm). Gametófito ramificado, semelhante ao esporófito (isomórficos).

Zosterophyllophyta com corpo ramificado e sem folhas. Ramos crescendo para dentro da lama e outros aéreos, plantas homosporada, com esporângios dispostos lateralmente.

Trimerophyta são plantas maiores e diversificadas que as divisões das Rhyiophyta e Zosterophyllophyta. Corpo com eixo principal e ramos laterais dicotomizados e sem folhas. Plantas homosporadas com esporângios em alguns ramos laterais. Cordão vascular bem desenvolvido.

5) Caracterize os representantes das licófitas quanto à morfologia e sistema reprodutivo:

Esporófito com rizoma que emite ramos aéreos e raízes. Caules e raízes protostélicas. Microfilos dispostos espiraladamente. Homosporadas com esporângios dispostos na superfície de microfilos modificados (esporofilos). Os esporofilos podem estar agrupados em cones ou estróbilos. Gametófito bissexuado livre fotossintetizante ou microrrízico subterrâneo.

6) Caracterize os representantes das samambaias quanto à morfologia e sistema reprodutivo:

Possuem megafilos. Podem atingir grande porte em altura e espessura (ex. Cyathea), mas apresentam desenvolvimento de tecidos secundários podem ser Homo ou Heterosporada.

7) Diferencie eusporângios e leptosporângios quanto à estrutura e desenvolvimento e indique em quais grupos de plantas ocorrem:

Eusporângios: Origina-se de uma série de células localizadas na superfície do esporângio. A camada celular externa dá origem à parede do esporângio, com várias camadas. A camada interna origina as células-mãe dos esporos. São maiores que os leptosporângios e característicos de todas as plantas vasculares, exceto as samambaias leptosporangia. Ocorrem em plantas da ordem ophioglossa e marattiale Leptosporângios: Origina-se de uma única célula, que se divide em dois. A interna contribui para a formação do pedicelo do esporângio ou permanece inativa. A externa dá origem ao esporângio pedicelado com uma cápsula globosa. Internamente existe uma camada de células nutritivas (tapete) que nutre as células jovens do esporângio e deposita-se ao redor dos esporos. A parede do esporângio (ânulo) é desigualmente espessada e quando o esporângio seca, sua contração causa o rompimento da cápsula e a expulsão dos esporos. Ocorrem na classe polypodiopsida.

8) Cite algumas estruturas com importância taxonômica nas samambaias:

As folhas pequenas e verticiladas nos nós, Escamas ou tricomas; Os esporângios ocorrem nas margens ou na face inferior das folhas, ou ainda em folhas modificadas em pedicelos separados; Localização de esporângios nas nervuras das folhas; Os esporângios podem estar agrupados (soros) com disposição característica na fronde; Os esporângios podem estar cobertos por uma estrutura lamiforme (indúsio).

9) Quais fatores contribuíram para que as plantas vasculares obtivessem o sucesso de ocupação no planeta?

Presença de órgãos condutores de seiva (xilema e floema); Presença de lignina nas paredes das células do xilema e esclerênquima; Alternância de geração heteromórfica, com o esporófito maior e de vida livre; São oogâmicas e apresentam grandes oosferas imóveis e pequenas anterozóides que nadam ou são conduzidos até a oosfera; Esporófito com esporângios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com