TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tc De Cranio

Dissertações: Tc De Cranio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2015  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 6

Tc de crânio

Principios básicos

O termo radiográfico de tomografia, deriva da palavra grega tomos que significa “cortes”. A tc proporciona imagens de cortes anatômicos nos planos axiais, coronais e sagitais, usando um computador complexo e um sistema mecânico de imagem. A unidade de Tc utiliza um tubo de raio x e um arco de detectores, para capturar a informação anatômica do paciente. Essas informações são reconstruídas em uma imagem

TC – multiSlice

Tomógrafos multiSlice revolucionou por fazer vários cortes por rotação. A variação dos cortes varia de aparelho pra aparelho. Existem tomógrafos multislice entre 4 e 120 cortes/imagem para uma única rotação do tubo.

Um tomógrafo multislice 64 canais é capaz de realizar uma varredura completa do coração em menos de 1 batida do mesmo, ou seja , pode adquirir ate 160 imagens por segundo frente a 1 corte por segundo

Vantagens

- Menor tempo de aquisição;

-Quantidade reduzida de meio de contraste

- melhora a resolução da imagem

- Redução de 20 a 35% de mAs

COMPOSIÇÃO

Um aparelho de TC é composto de (Figura 4.1):

- Gantry ou pórtico: A maior parte de um tomógrafo; em seu interior, ficam o tubo de raios X, os detectores e os sistemas de aquisição de dados(DAS), que giram 360º em torno do paciente.

- Mesa.

- Central de processamento de dados(CPU)

- Console: Conjunto de teclas alfanuméricas e teclas de comando que permitem ao operadaor controlar as funções do sistema.

- Monitor.

- Gerador.

Figura 4.1- Partes de um tomógrafo

http://www.radioinmama.com.br/historiadatomografia.html

Vantagens e Desvantagens

Vantagens

A principal vantagem da TC é que permite o estudo de "cortes" ou secções transversais do corpo humano vivo, ao contrário do que é dado pela radiologia convencional, que consiste na representação de todas as estruturas do corpo sobrepostas. É assim obtida uma imagem em que a percepção espacial é mais nítida. Outra vantagem consiste na maior distinção entre dois tecidos. A TC permite distinguir diferenças de densidade da ordem 0,5% entre tecidos, ao passo que na radiologia convencional este limiar situa-se nos 5%. Desta forma, é possível a detecção ou o estudo de anomalias que não seriam visualizadas em radiografias comuns, ou através de métodos invasivos, sendo assim um exame complementar de diagnóstico de grande valor.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens da TC é devida ao fato de utilizar radiação X. A principal característica deste tipo de radiação é que é ionizante, ou seja, tem a capacidade de arrancar elétrons dos átomos por onde passa. Este tem um efeito negativo sobre o corpo humano, sobretudo pela capacidade de causar mutações genéticas, visível sobretudo em células que se multiplicam rapidamente. Embora o risco de se desenvolverem anomalias seja muito baixo, é de extrema importância que as exposições médicas à radiação ionizante sejam controladas de forma adequada dentro do princípio de ALARA e das normas de proteção radiológica. Este exame tem se tornado, com o passar dos anos, um dos principais métodos de diagnóstico por imagem para avaliação de estruturas anatômicas.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomografia

Evolução

Gerações de aparelhos de Tomografia:

• 1º Geração - 1 detector, cortes de vários minutos, feixe retilínio único, tempo de 4 a 6 minutos.

• 2º Geração - 5 a 50 detectores, cortes de 6 a 20 segundos, pequeno feixe de raios X.

• 3º Geração - 260a 520 detectores, cortes de 3 a 8 segundos, rotação conjunta de tubo e detectores.

• 4º Geração - 300 a 1000 detectores, cortes de 1 a 4 segundos, múltiplos detectores fixos dispostos em anel.

• 5º Geração(Helicoida)l - Rotação contínua, movimento de translação da mesa, tempo de sub-segundo na aquisição, tubo com apenas um foco, uma fileira de detectores, reconstrução instantânea, ilimitada capacidade calorífica do tubo.

• 6º Geração Multislice- Rotação do tubo, dupla fileira de detectores, redução do tempo de escaneamento.

Observação: Dependendo da fonte de pesquisa os dados acima referentes as gerações de tomografos podem aparecem classificados em somente 4 gerações de tomografos.

http://bioinfo-aula.blogspot.com/2007/12/tomografia-computadorizada.html

Os aparelhos de última geração chamados de multi-slice. Estes são compostos por mais de 1000 detectores, com tempo de cortesbastante baixos, e resolução de imagem elevados, reduzindo os artefatos causados pelos movimentos respiratorios , peristalgicos e até batimentos cardíacos.

Características das Imagens Tomográficas

Entre as características das imagens tomográficas destacam-se os pixels, a matriz, o campo de visão (ou fov, “field of view”), a escala de cinza e as janelas.

O pixel é o menor ponto da imagem que pode ser obtido. Assim uma imagem é formada por inúmeros pixels. O conjunto de pixels está distribuído em colunas e linhas que formam a matriz. Quanto maior o número de pixels numa matriz melhor é a sua resolução espacial, o que permite um melhor diferenciação espacial entre as estruturas.

O campo de visão (FOV) representa o tamanho máximo do objeto em estudo que ocupa a matriz, por exemplo, uma matriz pode ter 512 pixels em colunas e 512 pixels em linhas, e se o campo de visão for de 12 cm, cada pixel vai representar cerca de 0,023 cm (12 cm/512). Assim para o estudo de estruturas delicadas como o ouvido interno o campo de visão é pequeno, como visto acima enquanto para o estudo do abdômen o campo de visão é maior, 50 cm (se tiver uma matriz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com