TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TC DPASCHOAL

Artigo: TC DPASCHOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  8.939 Palavras (36 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 36

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE CURSO 2012 (TC 2012)

As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais: um estudo de caso na Comercial Automotiva S/A (DPaschoal)

2012

SUMARIO

Introdução 3

Breve histórico da organização escolhida 3

Questões sobre Planejamento: 5

Questões sobre Organização: 6

Questões sobre Direção: 8

Questões sobre Controle: 10

Questões sobre Administração de Operações. 12

Questões sobre Administração de Marketing 14

Questões sobre a Administração de Recursos Humanos 16

Questões sobre Administração Financeira 17

Bibliografia 19

Introdução

As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais: um estudo de caso na Comercial Automotiva S/A (DPaschoal) com foco nas funções do administrador : Planejamento, Organização, Direção e Controle e em quatro grandes áreas: Administração de Operações, Administração de Marketing, Administração de Recursos Humanos e Administração Financeira.

Este estudo de caso tem como objetivo central constatar como se desenvolve na prática a administração em uma empresa de médio porte, mostrar para alunos de graduação em administração a importância de se estabelecer um elo entre os estudos realizados dentro de sala de aula e as pesquisas realizadas fora dela.

Foi utilizado o livro Administração Teoria e Prática no Contexto Brasileiro de Filipe Sobral & A. Peci, publicado em 2008, como fonte secundária da pesquisa que será apresentada.

Um Estudo de Caso na empresa Comercial Automotiva S/A (DPaschoal)

Pesquisa presencial com um questionário elaborado a partir do livro adotado como referencial conceitual

O relatório será apresentado da seguinte maneira:

- introdução para o conteúdo abordado

- apresentação da organização utilizada como fonte de estudo

- metodologia

- considerações finais

- questionário utilizado como fonte de pesquisa.

Breve histórico da organização escolhida

A DPaschoal é uma companhia que atende o setor automotivo, no segmento de pneus, baterias, amortecedores e freios em todo território nacional.

Seu início foi no ano de 1.949 (mil novecentos e quarenta e nove) na cidade de Campinas no interior de São Paulo, quando três irmãos Donato, Orlando e Waldemar Paschoal iniciaram a venda de pneus em um posto de gasolina local, no qual eram proprietários.

A partir daí os irmãos Paschoal passaram a investir no mercado de pneus, começando com uma pequena loja que atendia pelo nome de Casa de Pneus. Ao longo do tempo a Casa de Pneus recebeu o nome de DPaschoal & Cia. o nome tem origem da primeira letra do nome de Donato (a letra D) e o sobrenome da família (Paschoal).

Com o passar do tempo a pequena loja de pneus, porém muito sofisticada para a época, não parou de crescer. No ano de 1.967 (mil novecentos e sessenta e sete) a empresa se expande para outras cidades do interior de São Paulo e em 1.977 (mil novecentos e setenta e sete) com a criação do Centro Técnico de Treinamento (CTT) para valorizar e aperfeiçoar seus colaboradores com técnicas para melhor atendimento ao cliente, soluções e inovações, além do atendimento diferenciado que já era praticado dentro da mesma.

No ano de 1.985 (mil novecentos e oitenta e cinco) implanta um novo negócio na empresa, a recapagem de pneus, que agregado com a novidade surgiu os Centros Caminhoneiros e o primeiro veículo de assistência a frotas.

Os anos foram passando e o grupo DPaschoal continuava investindo e se especializando cada vez mais, tanto que no ano de 1.994 (mil novecentos e noventa e quatro) recebeu a certificação da ISO 9002, com o intuito de valorizar suas relações de qualidade com os clientes. Juntamente com seus profissionais também recebe certificado por Excelência de Serviço Automotivo (ASE) que certificava profissionais tecnicamente qualificados.

Chega um novo milênio e a DPaschoal não para de investir em sua empresa, começando em 2003 (dois mil e três) com os primeiros Truck Center (centro de serviços para veículos pesados), a empresa DPaschoal continua investindo em cursos e treinamentos para seus funcionários, independente da área que eles atuam.

A DPaschoal cresceu tanto desde sua criação que hoje em dia é considerada uma empresa de médio porte, contando com mais de 200 (duzentas) lojas em diversos estados do país. Vale destacar sua sede, que está localizada na cidade de Campinas (interior de São Paulo) contando com 3.100 (três mil e cem) funcionários, acumulando um faturamento estimado em 1,6 Bilhões de dólares anuais.

Assim é o grupo DPaschoal, oferecendo oportunidades, inovando seus serviços, se preocupando com o meio ambiente, sem deixar de lado sua responsabilidade social.

TC 2012 – Questões a serem aplicadas na pesquisa de investigação da aplicação dos conhecimentos de administração

Questões sobre Planejamento:

1) O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. Como são realizados os planejamentos de curto, médio e longo prazo da organização? Quem participa? Qual a periodicidade?

Justificativa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.2 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com