TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Cores

Trabalho Universitário: Teoria Das Cores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  5.736 Palavras (23 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 23

ÍNDICE

COR 3

DIPERSÃO DA LUZ 3

CONCEITOS 5

HARMONIA 6

CORES FRIAS 10

EFEITOS CROMÁTICOS 11

ASPECTOS PSICOLÓGICOS 12

COR E LUZ 13

COR NA RESIDÊNCIA 13

NEUTRALIZAÇÃO E VALOR TOTAL 14

HARMONIZAÇÃO E ESQUEMA DE CORES 15

LEMBRETES IMPORTANTES NA HARMONIZAÇÃO DE CORES 16

EXERCÍCIO SOBRE O ESTUDO DE CORES 18

CÍRCULO CROMÁTICO 18

EXERCÍCIO – HARMONIA POR COMPLEMENTARES ADJACENTES 19

EXERCÍCIO – HARMONIA POR CONTRASTE 20

EXERCÍCIO – HARMONIA POR ANALOGIA 21

EXERCÍCIO – HARMONIA MONOCROMÁTICA 22

EXERCÍCIO – HARMONIA POR TRÍADE EQUIDISTANTE 23

EXERCÍCIO 24

EXERCÍCIOS 25

EXERCÍCIO 26

COMBINANDO CORES 29

PAISAGISMO 32

Copyright © 2001 - Todos direitos reservados.

É proibida a reprodução total ou parcial, por quaisquer meios, sem autorização escrita da Escola Pró-Arte.

COR

As cores básicas primárias são identificadas, em relação ao prisma e a pigmentação. A luz branca através do prisma reproduz os três raios: vermelho, verde e azul. Na pigmentação, as cores básicas primárias: vermelho, amarelo e azul.

Impressão produzida no olho pela luz, segundo a sua própria natureza ou pelo qual se difunde nos objetos.

DIPERSÃO DA LUZ

A LUZ ATRAVÉS DO PRISMA: Quando um feixe de luz branca atravessa um prisma, decompõe-se em raios de luzes coloridas. Se fizermos com que esses raios convirjam num ponto, somando-se reproduz - se a luz branca. A luz branca também pode ser reconstituída somando-se apenas três desses raios: vermelho, verde e azul.

LUZ E COR: O espectro da luz branca é composto de radiação colorida; vermelho, alaranjado, verde, azul e violeta. Quando a luz branca incide sobre uma superfície, algumas dessas radiações coloridas são absorvidas, e outras refletidas. Estas últimas determinam a cor da superfície.

COR - LUZ: Todas as outras cores podem ser obtidas a partir de três luzes coloridas; vermelho, verde e azul. Por isso elas são chamadas de cores fundamentais ou primárias. São as cores provenientes da natureza, ou seja, dos objetos iluminados pela luz do sol. Este sistema é usado em tecnologias no processo de comunicação visual, TV a cores, filmes coloridos, em que todas as cores resultam da combinação das três cores básicas: vermelho, verde e azul. Da combinação das primárias, duas a duas, obtém-se as cores secundárias.

Vermelho + verde = marrom

Vermelho + azul = violeta

Verde + azul = verde azulado

A mistura das cores secundárias (amarelo + rosa + azul) dará o branco que é a soma de todas as cores.

LUZES COLORIDAS PRIMÁRIAS: O vermelho, o verde e o azul são luzes coloridas consideradas primárias, pois de sua combinação resultam as demais. Assim, quando o vermelho e o verde se combinam, dão origem ao amarelo: o verde e o azul formam o azul - claro: o azul e o vermelho produzem o violeta. Somadas assim duas a duas, essas cores chamadas primárias permitem obter todas as outras cores do espectro da luz branca; evidentemente, a soma das três reconstitui a luz branca.

COR PIGMENTO: São as cores das tintas, usadas nos processos gráficos e nas artes em geral. Também no caso das tintas coloridas, todas as cores podem ser obtidas a partir de apenas três: vermelho, amarelo e azul. As cores destas tintas são também chamadas de primárias, embora não sejam as mesmas luzes primárias: o amarelo substitui o verde.

CORES NEUTRAS - Preto, Cinza e Branco.

CORES SECUNDÁRIAS - Formadas pela mistura das cores primárias duas a duas;

Amarelo + azul = verde

Amarelo + vermelho = laranja

Azul + vermelho = violeta

CORES TERCIÁRIAS - Formadas pela mistura de uma cor primária com uma secundária. Recebem o nome composto das duas cores que deram origem: azul - esverdeado, amarelo - alaranjado, etc.

Azul - verde limão

Amarelo - flama ferrugem

Roxo - azulado amora

CÍRCULOS CROMÁTICOS - Para explicar certas propriedades das cores, artistas e teóricos idealizam representações que as agrupam em figuras ou sólidos geométricos. São círculos, anéis, esferas, cilindros, com as cores dispostas de modo a indicar sua possível derivação.Alguns, como o químico francês Michel Eugéne Chevreul (1786-1889), ficaram no círculo de seis cores: outros foram mais longe, como o químico alemão Friedrich Wilhelm Ostwald (1853-1932), com a sua esfera de 24 cores. Chevreul partiu de três tintas coloridas, o vermelho, o amarelo e o azul, como cores fundamentais ou primárias. Foram assim denominadas porque não podem ser obtidas por meio da mistura de outras cores, e porque, combinadas, originam as demais tonalidades. Quando duas cores primárias são misturadas em igual proporção, surge uma nova cor.Obtém-se, desse modo, uma escala de seis cores: as três cores primárias originais e outras três novas - verde, violeta e laranja. A estas cores Chevreul chamou de secundárias.

Essa escala pode ser representada como um círculo dividido em seis setores, cada um com uma cor, disposto de modo que o vermelho fique oposto ao verde, o amarelo, ao violeta e o azul, ao laranja. Chevreul explica: "Cada uma das três cores secundárias é a complementar da cor primária que não entra em sua composição - o verde é complementar do vermelho; o violeta, do amarelo; e o laranja, do azul".

Além dessas cores, Chevreul definiu ainda outras seis intermediárias: vermelho-alaranjado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com