TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2012  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  1.888 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana, identificando os problemas quais essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias. As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razões que fizeram surgir às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração. Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são adquiridas no decorrer do tempo mediante os acontecimentos na vida cotidiana, isso será de acordo com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua vida.

• Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.

• Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação dos mesmos.

• Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.

ACONTECIMENTOS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Antigamente as pessoas viviam mais na forma de improvisos, sem saber exatamente no que ocasionariam de bom ou ruim para elas, por tanto Taylor, Fayol e Hawthorne, foram os percussores de teorias para que existisse uma espécie de um bom nível de produtividade nas empresas, com maior eficiência e maior produtividade nas organizações.

Temos como os percussores

TAYLOR

A Teoria Cientifica de Taylor surgiu com o que chamamos de ‘’ênfase nas tarefas’’ surgiu durante a Revolução Industrial com a racionalização do trabalho no nível operacional como base a divisão do trabalho, a especialização do trabalhador, a padronização das tarefas, a gratificação no salário.

Essas teorias foram desenvolvidas buscando a adaptação necessária à sobrevivência das organizações em geral como exemplo as que seguem:

* Seleção científica do trabalhador – tarefas mais comparáveis com sua aptidão e após muito treino.

* Tempo-padrão – trabalhador deve atingir, no mínimo, a produção padrão exigida pela empresa.

* Plano de incentivo salarial – remuneração proporcional ao número de peças produzidas.

* Trabalho em conjunto – interesses dos funcionários (altos salários) e da administração da fábrica (baixo custo de produção) podem ser conciliados.

* Gerentes planejam operários executam – planejamento de responsabilidade da gerência.

* Divisão do trabalho – tarefas divididas no maior número possível de Sub-tarefas.

* Supervisão – deve ser funcional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com