TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Dos Miasmas

Ensaios: Teoria Dos Miasmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  9.179 Palavras (37 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 37

TEORIA DOS MIASMAS: PSORA – SÍFILIS - SICOSE

Método e detalhe na observação do doente.

Hahnemann adotou, sistematicamente, a conduta de observar, interrogar e examinar todos os seus pacientes. Graças às anotações pôde detectar e determinar certos estigmas constantes nos pacientes refratários ao tratamento homeopático.

Importa assinalar que anamnese e interrogatório não faziam parte da relação médico-paciente na época de Hahnemann.

Miasmas e Significado de diátese

Em definição de TROUSSEAU, diátese significa “predisposição congênita ou adquirida, essencial e invariavelmente crônica, em virtude da qual se produzem alterações múltiplas na forma, porém, únicas na essência”.

Na acepção corrente, diátese representa o estado orgânico que faz os tecidos reagirem de modo especial a certos estímulos extrínsecos, como expressão da suscetibilidade. O termo qualifica diferentes miasmas mas não os representa na totalidade, estando correto como predicativo relacionado à natureza reativa de cada um deles. Existe uma diátese alérgica inerente à Psora, uma diátese proliferativa relacionada ao estado de Sicose e outra diátese destrutiva relacionada à Sífilis (luetismo)..

Miasmas = expressão de sucessivas etapas fisiopatológicas de um mesmo distúrbio inicial.

Os miasmas constituem etapas fisiopatológicas de desequilíbrio inicial que progride devido à persistência do ambiente hostil, de sobrecargas internas e de agressões diversas. Saturado na capacidade de tolerância e esgotado nas possibilidades defensivas, o organismo procura alívio para a tensão interna através de fenômenos episódicos e alternantes de descarga de toxinas, à maneira de válvulas de escape, servindo-se para este fim dos emunctórios naturais. Este conjunto de circunstâncias e fenômenos, causas e efeitos, constitui a Psora.

Na insuficiência de liberação dos fatores nocivos mediante hiperfunção dos órgãos e das vias excretoras, o organismo se mobiliza em nível celular (ou seja, busca outra alternativa um pouco mais profunda e grave), alterando a quantidade e a qualidade das eliminações ou ainda, em grau mais avançado, bloqueia as toxinas em órgãos ou regiões circunscritas, dando origem a neoformações. Em razão da persistência destes mecanismos instala-se o estado de Sicose.

Se esta frente de defesa for novamente ultrapassada, o organismo tenta se desvencilhar das toxinas ou se adapta ao estado do estresse persistente, mediante sacrifício dos próprios tecidos, instalando o estado miasmático do Luetismo.

A sequência mental nos estados miasmáticos

Ao modo da sequência que marca os fenômenos funcionais e lesionais em nível somático, alterações mentais progressivas caracterizam diferentes estados miasmáticos:

A Psora provoca alterações primárias do Ego, com ansiedade, medo e angústia existencial. Afeta a emotividade. A ansiedade ainda é benéfica, faz a pessoa se mexer para transformar a situação, pensa com curiosidade, não se fixa. (eliminações fisiológicas, geralmente pela pele). Constituição Carbônica: Calc.carb.; Miasmático: Sulphur; Nosódio: Psorinum Remédios vegetais: Lycopodium (recuperação do poder), Nux (justiceiro), Belladona, Aesculus e Aloe (hemorróides e intestino), Cistus, Coccolus (náusea), Carbo vegetabilis (tosses, desintoxic.)... remédios animais: Sépia e Ambra Grisea remédios minerais: Antimonium crudum e antar, Graphytes, Alumina (organiza a mente) Silicea (policrestos, polimiasmático regenerados, traz elasticidade e flexibilidade), Arsenicum (organização. limpeza, secura, medo), Natrum muriaticum (precisa de relação, nostalgia). Drenadores cutâneos: Viola tricolor, Saponara, Fumaria, Lapa, Berberis (estimula os rins a expulsar pedra, muito perigos pois anestesia e rasga) mais seguro Solidago, Arália (em asma que alterna com rinite)

A Sicose caracteriza reações afetivas perturbadas e paradoxais com reações depressivas marcadas por melancolia. Afeta a memória (por mais que queira acumular conhecimento) perverte os sentimentos e alimenta ideias fixas. Rege os líquidos (que parados e acumulados viram infecção "ites". Rege sistema endócrino e linfático. Atinge as 3 constituições; miasmático: Thuya, Nosódio: Medhorrinhum Remédios Vegetais: Pulsatilla, Nux Vôm. Dulcamara, Salsaparrilla, Sabina (genital femenino) remédios minerais: Causticum, Nitric Acidum, Selenium remédios animais: TISSULAR: Chelidonium (verrugas, fígado e vesícula) Sabal serrulata, Chimaphilla (próstata)

O Luetismo abrange variados distúrbios do intelecto que culminam em reações agressivo-destrutivas contra si mesmo e contra os outros. Afeta a inteligência. Muito movimento em direção à ação, POSITIVO: percebe o que os outros não percebem, vai atrás do novo. Rege sistema nervoso e circulação. PERDA de órgãos , de visão, de razão, falência física e mental (psicopata, questões sexuais. Romper, pontas, facas, agulhadas, sangue, pressão alta... Constituição Fluórica: Calc. fluorica Miasmático: Mercurius sol. Nosódio: Luesinum Remédios vegetais: Phytolacca, Asa Phoetica, Ruta, Salsaparrilla Remédios Animais: Remédios minerais: Aurum, Platina, Baryta TISSULAR: Hekla lava (exostose, esporão calcáneo), Iris (queimaduras digestivas) Bismutum (estômago) Borax (afta), Hura (retrocolite)

Eliminações orgânicas como condições de melhora

• No estado psórico segue alívio após eliminações fisiológicas de um modo geral.

• No estado sicótico o equilíbrio relativo sobrevém através de excreções patológicas e pelo aparecimento de formações verrucosas.

• No estado luético (ou sifilínico) a estabilização aparente ocorre pelas excreções patológicas e pelo aparecimento de ulcerações cutâneas e mucosas.

Significado médico do grupamento miasmático de sintomas

Os grupamentos miasmáticos afins sempre existiram por si mesmos. Tornaram-se evidentes quando Hahnemann, preocupado com a renitência de determinados doentes, adotou sistematicamente como norma - a anamnese, o interrogatório e o exame físico de todos seus doentes.

Para o médico alopata os grupamentos miasmáticos nada representam e parecem estáticos, considerando que a alopatia visa minorar o sofrimento e dar suporte específico a lesões e funções alteradas.

Para a Homeopatia os grupamentos miasmáticos são essenciais, a visão do conjunto evidencia a movimentação das manifestações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com