TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Endossimbiose

Pesquisas Acadêmicas: Teoria da Endossimbiose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 5

Bactérias

 Bactéria (do grego βακτηριον,bakterion: bastão) é um domínio de Micro-organismos unicelulares, procariontes, (desprovidos de envoltório nuclear e organelas membranosas),

 Antes também chamados Schizomycetes

 A classificação (2003) proposta por Thomas Cavalier-Smith reconhece dois domínios:

 Prokaryota, compreendendo os reinos Archaea e Bacteria;

 Eukaryota, que inclui todos os demais organismos, tanto unicelulares quanto pluricelulares).

Célula bacteriana

 As bactérias podem ser encontradas na forma isolada ou em colônias. Podem viver na presença de ar (aeróbias), na ausência de ar (anaeróbias) ou, ainda, ser anaeróbias facultativas.

 Estão entre os organismos mais antigos, com evidência encontrada em rochas de 3,8 bilhões de anos.

Teoria da Endossimbiose

 Teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias (organelos celulares) dos organismos eucariontes (com um verdadeiro núcleo celular) têm origem num procarionte autotrófico –

 Provavelmente antepassado das cianobactéria atuais - que viveu em simbiose dentro de outro organismo, também unicelular, mas provavelmente de maiores dimensões, obtendo assim proteção e fornecendo ao hospedeiro a energia fornecida pela fotossíntese.

Morfologia

 As bactérias classificam-se morfologicamente de acordo com a forma da célula e com o grau de agregação:

Quanto a forma

 Coco : De forma esférica ou subesférica.

 Bacilo : Em forma de bastonete (do género Bacillus)

 Vibrião: Em forma de vírgula (do género Vibrio)

 Espirilo: de forma espiral/ondulada (do género Spirillum)

 Espiroqueta: Em forma acentuada de espiral.

Quanto ao grau de agregação

 Apenas os Bacilos e os cocos formam colônias.

 Diplococo: De forma esférica ou subesférica e agrupadas aos pares.

 Estreptococos: Formam cadeia semelhante a um "colar".

 Estafilococos: Uma forma desorganizada de agrupamento, formando cachos.

 Sarcina: De forma cúbica, formado por 4 ou 8 cocos simetricamente postos.

 Diplobacilos: Bacilos reunidos dois a dois.

 Estreptobacilos: Bacilos alinhados em cadeia.

 A célula bacteriana, por ser procariótica, não possui organelos membranares nem DNA organizado em verdadeiros cromossomas, como os das células eucariotas.

Estruturas da célula procariota:

 Os pili são microfibrilas proteicas que se estendem da parede celular em muitas espécies Gram-negativas. Têm funções de ancoramento da bactéria ao seu meio e são importantes na patogénese.

 Um tipo especial de pilus é o pilus sexual, estrutura oca que serve para ligar duas bactérias, de modo a trocarem plasmídeos.

 Os plasmídeos são pequenas moléculas de DNA circular que coexistem com o nucleóide. São comumente trocados na conjugação bacteriana. Os plasmídeos têm genes, incluindo frequentemente aqueles que protegem a célula contra os antibióticos.

 Há cerca de 20 mil ribossomos em um citoplasma bacteriano. Os ribossomos procariotas são diferentes dos eucariotas e essas diferenças foram usadas para desenvolver antibióticos que só afectam os ribossomos bacterianos.

 O citoplasma é preenchido pelo hialoplasma, um líquido com consistência de gel, semelhante ao dos eucariotas, com sais, glicose e outros açúcares,RNA, proteínas funcionais e várias outras moléculas orgânicas.

 A membrana celular é uma dupla camada de fosfolípidos, com proteínas imersas.

 A parede celular bacteriana é uma estrutura rígida que recobre a membrana citoplasmática e confere forma às bactérias. É uma estrutura complexa composta por peptidoglicanos - polímeros de carboidratos ligados a proteínas.

Parede celular: método de gram

 Algumas espécies de bactérias têm uma camada de polissacarídeos que protege contra desidratação, fagocitose e ataque de bacteriófagos, chamada de cápsula.

 O nucleóide consiste em uma única grande molécula de DNA com proteínas associadas, sem delimitação por membrana - portanto, não é um verdadeiro núcleo. O seu tamanho varia de espécie para espécie.

 O flagelo é uma estrutura proteica que roda como uma hélice. Muitas espécies de bactérias movem-se com o auxílio de flagelos. Os flagelos bacterianos são completamente diferentes dos flagelos dos eucariotas.

Movimento

 As bactérias móveis deslocam-se, quer através da utilização de flagelos, quer deslizando sobre superfícies, ou ainda por alterações da sua flutuabilidade.

 Os flagelos bacterianos encontram-se organizados de diferentes formas: algumas bactérias possuem um único flagelo polar (numa extremidade da célula), enquanto outras possuem grupos de flagelos, quer numa extremidade, quer em toda a superfície da parede celular (bactérias "peritricosas").

Metabolismo segundo fontes de energia e carbono

 De acordo com a fonte de átomos de carbono para a produção de suas moléculas orgânica, elas são classificadas em dois grandes grupos:

 Autotróficas : As bactérias autotróficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com