TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Ilustrações

Exames: Tipos De Ilustrações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 3

Ilustração técnica é a forma visual das ciências, ela segue regras de construção, matemática, geometria descritivas e possui uma riqueza de detalhes, porém não é o sinônimo de hiper-realismo.

Na idade média as obras eram copiadas e perdiam sua credibilidade, assim a ilustração foi iniciada a partir do Renascimento (séc. XVI e XVII) onde os ilustradores dessa área especializavam-se em alguma disciplina da ciência e atualmente, a precisão de realismo ampliou com a informática.

Exemplos de ilustrações técnicas:

• Planta baixa de uma casa: muito usada por engenheiros e arquitetos com medições em escala reduzida apresenta um guia de construção e analisa possíveis erros de projeto.

• Desenho técnico mecânico: além das medidas tem a representação visual em perspectiva e em todas as vistas como frente, laterais e top, essas vistas são apenas em dois eixos(altura e largura).

• Ilustração cientifica de biologia: devido a necessidade visual no estudo e catalogação da biologia foram criados departamentos de ilustração dentro das faculdades e laboratórios. Nessa ilustração a riqueza de detalhes dos animais e plantas beiram o hiperrealismo.

• Ilustração cientifica da medicina: possuindo as mesmas necessidades da biologia, a ilustração da anatomica humana é muito utilizada para estudos (exemplo Sobotta).

Nela são desenhados todos os sistemas: reprodutor, muscular, digestivo, respiratório, circulatório e ósseo, também é usado cores para diferenciar os elementos, sendo que a diferenciação de cores musculares e de orgãos não são muito diferentes na vida real.

• Ilustração Infantil é uma ilustração de emoção e de fácil leitura com cores vibrandes onde o alvo é o publico infantil, utilizado em desenhos, livros e peças publicitários do mesmo genero. Um exemplo são os gibis da Mônica que nasceram de pequenas tiras em jornais. O maior mercado da ilustração infantil é o editorial, pois não há como fazer um livro infantil sem desenhos (veja O Pequeno Príncipe) as principais caracteristicas desse tipo de desenho são: Cores vivas, traços leves, personagens cartoon, pouco uso de sombreado, muitas vezes, uso de aquarela ou técnicas de pincéis.

• Ilustração editorial: Nesse mercado há diversos tipos de estilos de ilustração, desde o infantil até recortes e realismo. Tudo depende da linguagem do texto, como por exemplo Gustave Doré, que ilustrou ao livro A Divina Comédia, com seus traços de gravura, cartunista como Chico Caruso que trabalhou na Veja, Jornal do Brasil e O Globo. Uma das revistas que mais utiliza ilustração é a “Mundo Estranho”, desde a capa, que busca sempre diversificar os artistas até todo o seu conteúdo possui um grande apelo ao desenho. Pode-se dizer que a ilustração e o editorial andam de mãos dadas, onde um necessita do outro, Além de ser o maior mercado para ilustração, também é o mais competitivo.

• Ilustração Publicitária: esse desenho, totalmente mercadológico, é utilizado exclusivamente para a venda, mostrando algo totalmente atraente junto com informações visuais do produto, funcionalidade ou muitas vezes possui característica artística de acordo com a campanha ou produto. Esse mercado não possui um estilo definido, assim depende da linguagem da peça definida pelo diretor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com