TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Plásticos

Exames: Tipos De Plásticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 5

PVC

O PVC tornou-se uma das melhores opções para quem busca inovações tecnológicas que facilitem o desenvolvimento dos empreendimentos.

O segmento da construção civil é responsável pelo consumo de mais de 60% do PVC fabricado no Brasil. Versatilidade, durabilidade e baixa manutenção são algumas das características que fazem com que o PVC conquiste cada vez mais espaço nas edificações e seja o mais utilizado.

Quando este é comparado com materiais como madeira, metais e cerâmicas, apresenta excelente relação custo x benefício.

FIBERGLASS

O fiberglass é um plástico obtido pela combinação do vidro com resina poliéster. Dentre suas inúmeras vantagens, encontram-se a alta resistência mecânica, baixo peso, facilitando transporte e instalação, resistência a corrosão, baixo custo e etc.

Por suas vantagens, alto desempenho e baixo custo, o plástico reforçado com fibras de vidrotem hoje muitas aplicações conhecidas em muitos segmentos, principalmente, na construção civil. São bastante utilizados na fabricação de banheiras, pisos de box, pias, reforços de conexões de PVC, entre outros.

ACRÍLICO

Acrílico ou polimetil-metacrilatoé um material termoplástico rígido e incolor. É considerado como um dos plásticos mais modernos e de maior qualidade no mercado devido a sua facilidade de adquirir formas, sua leveza e alta resistência.

Entre suas vantagens podemos destacar a boa resistência à abrasão, estabilidade dimensional, baixa contração, alto brilho, boas propriedades térmicas, facilidade de pigmentação, boa moldabilidade, assim como excelentes propriedades óticas e alta resistência às intempéries.

São muito utilizados em aparelhos de iluminação (perfeita difusão luminosa), portas de Box, paredes divisórias, entre outros.

RESINA EPÓXI

As resinas epóxi são resinas sintéticas que abrangem uma vasta gama de propriedades, desde líquidas de baixa viscosidade sem solvente até sólidas de alto ponto de fusão.

O emprego das resinas epóxi na construção civil adquiriu maior importância com o decorrer dos anos.A partir de seu grande poder de aderência, passaram a ocupar o posto de materiais de construção sendo utilizadas, essencialmente, em pisos industriais.

SILICONES

Os silicones são polímeros, quimicamente inertes, resistentes à decomposição pelo calor, água ou agentes oxidantes, além de serem bons isolantes elétricos.

Na construção civil, o silicone pode ser aplicado em três linhas: selantes, hidrofugantes e aditivos.

Como aditivo de tintas, o silicone funciona como ligante, reforçando a estrutura molecular, aumentando a aderência da tinta e agindo como antiespumante, evitando a formação de "bolhas" durante a aplicação.

POLIAMIDAS

São conhecidas com o nome genérico de náilon ou nylon .são termoplásticos aromáticos obtidos por polimerização e condensação de um diácido orgânico com uma diamina alifática. O náilon é um dos plásticos mais nobres e de melhores qualidades.

As principais características são a elevada resistência ao desgaste, ao choque e à tração, resistência à fadiga e ao risco, baixo coeficiente de atrito, boa resistência térmica, excelentes propriedades elétricas, auto-extinguíveis, bastante higroscópicas e resistentes ao ataque químico da maioria dos produtos químicos .

RESINAS ALQUÍDICAS, FENÓLICAS E VINÍLICAS

Resina alquídica: designação genérica de um grupo de resinas de poliéster que se obtêm por condensação ou esterificação do glicerol ou de glicóis com ácidos di ou tricarboxílicos.

Utilizam-se na indústria de vernizes, tintas de imprensa, isolantes, pavimentos.

Resina fenólica: nome genérico de um grupo de matérias plásticas que se obtêm por condensação de fenóis com aldeídos As resinas fenólicas podem-se fabricar unicamente em tonalidades escuras. A sua especial importância técnica deriva da sua dureza, alta resistência ao esforço mecânico e térmico e à sua estabilidade química.

Resina vinílica: denominação genérica de um grupo de plásticos constituídos basicamente por polímeros de vinilo . As resinas vinílicas, associadas a outros materiais são utilizadas para fabricação de revestimentos plásticos para piso .

As resinas alquídicas, fenólicas e vinílicas, são largamente utilizadas nas industrias de tintas e vernizes, principalmente o PVA.

HYPALON E NEOPRENE

São elastômeros ou borrachas sintéticas usadas para impermeabilização, apresentando boas qualidades de resistência às intempéries, não alterando suas condições de elasticidade, resistência à luz solar e ao calor.

O hypalon é revestimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com