TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Tinta

Artigo: Tipos De Tinta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 5

Tipos de tintas

Grosso modo revestimento pode ser definido como aquilo que reveste ou serve para revestir, normalmente, são matérias ou substâncias que são aplicados sobre as superfícies

Tinta é o nome normalmente dado a uma família de produtos, usados para proteger e dar cor a objetos ou superfícies, cobrindo-os com uma cobertura pigmentada.

Látex: tinta à base de água possui secagem rápida e média cobertura, fácil aplicação, ótima cobertura e resistência às intempéries e ao mofo.

Tinta Acrílica: á base de água, com consistência de massa, boa cobertura, fácil aplicação e secagem rápida, proporcionam acabamentos de alta qualidade com efeitos especiais ou desenhos em alto e baixo relevo.

Esmaltes Sintéticos: tinta à base de solventes para superfícies internas e externas de madeiras e metais. Proporciona ótimo acabamento e resistência a intempéries. Disponível em fosco, semibrilho e acetinado.

Vernizes: produtos à base de solventes indicados para proteção de superfícies internas e externas, proporcionando acabamento e proteção transparente às superfícies, conservando o aspecto natural.

Texturas: tinta à base de água com efeito de textura em alto relevo com ação hidrorrepelente. É indicada para "textura" em superfícies internas e externas.

Tinta a óleo: ótima resistência às intempéries, de fácil aplicação, boa cobertura e flexibilidade, adere facilmente a qualquer superfície, Pode ser aplicada em superfícies externas e internas de metais, madeira e alvenaria.

Importancia dentro do Design de Interiores

O revestimento de tinta dentro do design é importante por que da a vida ao ambiente, faz com que o cliente contemple o esplendor do ambiente.

SISTEMAS DE PINTURA / TEXTURA

CONSTITUINTES

A denominação pintura/textura consiste em um sistema de vedação que não deve ser entendido apenas como a tinta/textura aplicada. A tinta/textura é um dos elementos que faz parte do sistema de revestimento que consiste em um conjunto de várias camadas que recobrem uma superfície, de natureza e funções distintas, mas que devem ser complementares. (BRITEZ, 2007)

Sistema de pintura

FONTE: BRITEZ, 2007

Os constituintes do sistema são: o substrato, fundos, líquidos preparadores de paredes, massas e, por fim, a tinta/textura de acabamento. Cada um desses elementos a seguir possui função definida e são responsáveis pelo efeito final.

O fundo é o produto que funciona como o intermediário entre o substrato e a tinta de acabamento através da primeira ou mais demãos sobre a Superfície. No mercado, ele é conhecido como selador e primer. O fundo é chamado de selador quando aplicado em superfícies de argamassa para Uniformizar a absorção, corrigir propriedades do substrato, isolar Quimicamente a tinta do substrato, otimizar a aderência e diminuir o consumo de material. Quando aplicado em superfícies metálicas é chamado de primer, porém, neste caso, entra em sua composição pigmentos anticorrosivos. (NETO, 2007; UEMOTO 2005)

ESPECIFICAÇÕES E CONDIÇÕES

Para se ter o máximo de aproveitamento dos sistemas de pintura é importante se preocupar e racionalizar as decisões e especificações ainda em fase de projeto que devem ser compatibilizadas com o processo executivo. Cada obra deve ser estudada individualmente considerando o meio em que está inserida, as condições de aplicação e já prevendo os meios de manutenção. Mesmo sendo uma das últimas etapas da fase de obra, adotar este estudo preliminar evita soluções inadequadas, improvisos, retrabalhos, gastos e desgastes entre construtor, fabricante e consumidor. No âmbito da geometria de um projeto, deve-se evitar superfícies de contornos angulosos que resultam em películas muito finas e de baixa proteção. São recomendados projetos com contornos de raios de pelo menos 1,5mm. Assim como também, superfícies inclinadas facilitam a deposição de partículas em suspensão e possibilitam maior contato com o filme de água de chuva, devendo ser evitadas. As superfícies a serem pintadas devem ser projetadas de modo a facilitar o acesso, evitando formas ou condições que sejam barreira para a aplicação e manutenção. Além disso, é recomendável prever suportes para ancoragem de andaimes e/ou balancins para a execução posterior de lavagens periódica e repinturas. Em ambientes que sofrem com a condensação permanente de umidade, como paredes e tetos de banheiros e cozinhas, facilitam a proliferação de fungos que degradam a pintura. Portanto, é importante projetar aberturas que tragam boa ventilação e entrada da luz solar.

Devem-se criar elementos que protejam as partes mais vulneráveis e evitam a incidência direta do sol e, principalmente, da água da chuva dispondo detalhes arquitetônicos que evite concentração de água e facilite sua dissipação e escoamento.

RFA030 m² Restauração de revestimento de pintura com tinta de cal. R$ 13,42

Restauração de revestimento com tinta de cal Classical "REVETÓN", cor a escolher, aplicada com broxa, rolo ou pistola, através de demão de tinta de fundo (rendimento 0,15 kg/m²) e demão de acabamento (rendimento 0,15 kg/m²), sobre paramento vertical, revestido previamente com argamassa base de cal hidráulica natural Classical "REVETÓN" ou argamassa bastarda de cal, completamente curada e de absorção homogênea (não incluído neste preço).

Insumo Un Descrição Rend. Preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com