TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Consumidores em um Ecossistema

Artigo: Tipos de Consumidores em um Ecossistema. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Artigo  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Ecossistema:

Ecossistema significa o sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal.

É uma unidade natural constituída de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e de parcela viva (plantas e animais, incluindo os microrganismos) que interagem ou se relacionam entre si, formando um sistema estável. Os ecossistemas são divididos em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos.

É considerado como o conjunto de todos os organismos (biocenose) que habitam em um determinado espaço vital (ecótopo), com a totalidade de fatores inanimados desse espaço. Vários ecossistemas parecidos formam um bioma.

Fatores bióticos são os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos são os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga, mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente é chamado de ecossistema.

Existem também os agroecossistemas que atuam em uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente, o conjunto de todos os ecossistemas do mundo formam a biosfera.

Tipos de Consumidores em um Ecossistema

Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar. Os tipos de consumidores são divididos em:

Consumidores primários: São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, as espécies herbívoras;

Consumidores secundários: São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros;

Consumidores terciários: São os grandes predadores como tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia;

Decompositores: São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente.

Ecossistemas brasileiros

O Brasil, sendo um país vasto na sua extensão, possui vários ecossistemas, como por exemplo:

Floresta Amazônica;

Mata Atlântica;

Cerrado;

Caatinga

Campos;

Pantanal

Restingas;

Manguezais.

Dentro das categorias mencionadas anteriormente, existem ecossistemas específicos, como a Mata de Araucária, Mata de Cocais (localizada entre a floresta amazônica e a Caatinga), Floresta Ombrófila (densa, aberta e mista), Floresta Estacional (semidecidual e decidual), etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com