TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de ações impactantes do homem que afetam os recursos hídricos

Relatório de pesquisa: Tipos de ações impactantes do homem que afetam os recursos hídricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.634 Palavras (11 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 11

Instituto Federal de Pernambuco

Saneamento Ambiental

Degradação de Mananciais

Recife

2014

Instituto Federal de Pernambuco

Saneamento Ambiental

Alunas: Alinne Stephanie

Alline Domingos

Taline Barros

Paula Negromonte

Dayane Matias

Arly Sena

Recife

2014

Sumário

Justificativa

Introdução

A importância dos Mananciais

Tipos de ações impactantes do homem que afetam os recursos hídricos

Medidas de proteção dos mananciais

Conclusão

Referências

Justificativa

A pedido do professor Henrique Coimbra, que leciona a disciplina de Poluição e impactos ambientais, para efeito de avaliação em nota. Esse relatório foi confeccionado pela necessidade de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o tema: degradação de mananciais. Informando sobre o que vem a ser um manancial, quais os benefícios que ele traz e seu mau uso, o que pode gerar.

Introdução

Mananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público. Isso inclui, por exemplo, rios, lagos, represas e lençóis freáticos. O homem vem ocupando de forma cada vez mais desordenada as bacias hidrográficas no planeta, através de atividades de desmatamentos, queimadas, práticas agrícolas perniciosas, atividades extrativistas agressivas, ocupações urbanas generalizadas gerando a impermeabilização dos solos, lançamento de esgotos industriais e domésticos nos rios e lagos, etc. Enfim, todas essas atuações impactantes ao meio ambiente têm gerado uma deterioração da qualidade das águas naturais, com riscos de propagação de doenças de veiculação hídrica ao próprio ser humano.

A importância dos Mananciais

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeitos deletérios ao seu bem-estar, saúde e sobrevivência; o fato do indivíduo não ter doenças não significa que o mesmo esteja em estado de saúde, que tem um significado muito mais amplo; a saúde corresponde a um estado de completo bem-estar físico, mental e social do ser humano. Cabe ao saneamento atuar sobre o meio ambiente objetivando controlar a poluição e consequentemente preservar a saúde do homem, sendo as atuações sobre os recursos hídricos (preservação de mananciais) uma das mais importantes para a garantia da sobrevivência do homem e dos demais seres vivos nos ecossistemas naturais.

A água é uma substância fundamental para os ecossistemas na natureza; ela é o solvente universal, propiciando a higiene e limpeza dos seres vivos e contribuindo para o processo de absorção dos nutrientes do solo pelos vegetais; ela possui elevada tensão superficial, possibilitando a formação da “franja capilar” no solo e das diferentes formações hídricas atmosféricas; ela possui alto calor específico, influenciando o clima das regiões, isto é, regiões próximas às massas d’água têm menos flutuação de temperatura do ambiente; e , acima de tudo, é um componente fundamental na formação dos seres vivos; no caso do homem, aproximadamente ¾ de sua constituição é de água. Alguns autores dizem que “água é vida!”. Infelizmente, este já limitado recurso natural está sendo exaurido em quantidade pelas permanentes atuações impactantes do homem nas bacias hidrográficas, e degradado quanto à sua qualidade pelas cada vez mais concentradas cargas poluidoras lançadas aos ecossistemas na natureza.

Atualmente têm havido conflitos violentos no mundo pelo controle de fontes de água naturais, como tem sido relatado recentemente pela ONU; de acordo ainda com esta entidade, o consumo mundial de água dobra a cada 20 anos. Os países que mais enfrentam problemas com a falta de água atualmente são Kuwait, Egito, Arábia Saudita, Líbia, Barbados, Singapura, Cabo Verde, Argélia, Bélgica, México, Iraque, Turquia, China, Estados Unidos, Tailândia, Etiópia, Síria, Índia e Hungria. Em 26 países, a seca é crônica. No Brasil, estamos passando por problemas cada vez mais sérios da “seca” do Nordeste, com casos, inclusive, de calamidade pública, além da situação preocupante em outras áreas do País.

Muito antes de nós termos que chegar aos pontos extremos de precisar utilizar a água dos icebergs ou dessalinizar a água do mar para resolver o problema da falta de água no planeta, devemos passar por outras formas de atuação e comportamento com relação à ocupação das bacias hidrográficas no mundo, conforme será caracterizado no decorrer do presente trabalho.

Tipos de atuação impactantes do homem que afetam os recursos hídricos

As práticas agrícolas perniciosas têm sido uma das principais responsáveis pela transformação de áreas férteis em desertos em todo o mundo, como é o caso do ocorrido, por exemplo na região dos rios Tigre e Eufrates, que no passado eram áreas férteis e hoje são grandes desertos. A agricultura é um dos principais absorvedores das águas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com