TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos e papel dos recursos na organização

Artigo: Tipos e papel dos recursos na organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

A palavra recursos tem amplos significados, mas basicamente compreende todas as ferramentas que as organizações utilizam para gerar resultados ou riquezas. Existem recursos de variadas naturezas cada um exercendo seu papel na organização, como recursos humanos, financeiros, tecnológicos etc. Entre esses recursos os chamados recursos materiais também são de grande importância a te mesmo vitais para a organização, pois precisão ser bem administrados para que ela possa atingir os melhores resultados, por exemplos; as instalações de uma escola precisam estar em boas condições com carteiras e cadeiras bem conservadas para um bom rendimento dos alunos. Nas empresas em geral e muito parecidas, a forma como as maquinas são usadas e mantidas no chão de fabrica também é um fator determinante para o sucesso da produção, da mesma forma o orçamento para manutenção ou aquisição de maquinas e equipamentos precisão ser bem utilizados, para não prejudicar os processos produtivos.

Entre todos os recursos a tecnologia do produto a ser lançado, está intimamente ligada com o administrador, com a forma de lidar com o lançamento. As empresas de sucesso como Sony, Apple, 3M se caracterizam segundo (Petrônio G. Martins e Paulo Renato campos Alt.) por sempre terem produtos de tecnologia inovadora, que representam o estado da arte no seguimento em que atuam. Para as empresas antes que estão lançando um novo produto no mercado é importante estar atento não só apenas com o setor de tecnologia da empresa e sim com todos os outros, o financeiro, o contábil e recursos humanos. A tecnologia está sempre em transformação e as empresas necessitam se valer delas, a tecnologia e inovação está sempre procurando uma forma de facilitar o nosso dia a dia.

Segundo (Petrônio G. Martins e Paulo Renato campos Alt.) medida de desempenho é uma maneira de medir desempenho em determinada área, e de agir sobre os desvios em relação aos objetivos traçados. São usadas para medir entre outros o numero de absenteísmo dos funcionários, números de horas trabalhadas, rentabilidade de um produto, entre outros. Administração tem enfoque nas seguintes áreas:

Administração de recursos = técnicas de integração entre tecnologia de manufatura e melhoria na utilização de recursos humanos, materiais, infra estrutura.

Sistemas de controle e informações = caracterizam segundo (Petrônio G. Martins e Paulo Renato campos Alt.) pela troca de informação via EDI, atualizando projeto se tornando organizações que aprende e retém sua cultura.

Processos = devem sempre estar atualizados em continua transformação de melhoria.

Tendência = informação disponível em tempo hábil, tecnologia a cada momento se reinventando, a competição no mercado mundial, limitação dos recursos naturais e clientes cada vez mais exigentes.

UMA VISÃO GERAL SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.

.

É compreendido por três campos básicos; pessoal, material e financeiro tendo foco em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, uma visão geral da administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com