TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de células a respeito de sua organização estrutural

Trabalho acadêmico: Tipos de células a respeito de sua organização estrutural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.653 Palavras (11 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 11

Índice

Páginas

Introdução 2

Célula Animal 4

Componentes da Célula Animal 5

Célula Vegetal 11

Componentes da Célula Vegetal 12

Diferenças 15

Bibliografia 16

Introdução

A célula é a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos; o mais baixo nível de organização biológica onde se manifestam todas as propriedades da vida. Seres vivos unicelulares são constituídos por uma única célula, a qual corresponde ao organismo. Seres vivos pluricelulares são constituídos por vários tipos especializados de células, verificando-se divisão de trabalho entre elas. Distinguem-se dois tipos de células no que respeita à sua organização estrutural : células eucarióticas e células procarióticas. As primeiras são células mais simples, sem núcleo organizado e sem a maioria das estruturas celulares conhecidas e não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Ex: bactérias e cianobactérias. As segundas são células com uma estrutura mais complexa, apresentando núcleo e organitos celulares e apresentam o seu material genético delimitado por uma membrana. Ex: restantes grupos de seres vivos.

As células são compostas de:

• Água - É 70% do volume celular; dissolve e transporta materiais na célula; participa de inúmeras reações bioquímicas.

• Sais minerais - São reguladores químicos.

• Carboidratos - Compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Exemplos: monossacarídeos (glicose e frutose); dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose); polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose). Que tem a função de fornecer energia através das oxidações e participação em algumas estruturas celulares.

• Lipídios - Compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio; insolúveis em água e solúveis em éter, acetona e clorofórmio. Exemplos: lipídios simples (óleos, gorduras e cera) e lipídios complexos (fosfolipídios). Tem participação celular e fornecimento de energia através de oxidação

• Proteínas - Compostos formados por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que constituem polipeptídios (cadeias de aminoácidos). Exemplo: Albumina, globulina, hemoglobina etc. Sua função, é na participação da estrutura celular, na defesa (anticorpos), no transporte de íons e moléculas e na catalisação de reações químicas.

• Ácidos Nucléicos - Compostos constituídos por cadeias de nucleotídeos; cada nucleotídeo é formado por uma base nitrogenada (adenina, guanina, citosina, timina e uracila), um açúcar (ribose e desoxirribose) e um ácido fosfórico.

• Ácido Desoxirribonucléico (DNA) - Molécula em forma de hélice formada por duas cadeias complementares de nucleotídeos. O DNA é responsável pela transmissão hereditária das características.

• Ácido Ribonucléico (RNA) - Molécula formada por cadeia simples de nucleotídeos. O RNA controla a síntese de proteínas.

• Trifosfato de Adenosina (ATP) - Tipo especial de nucleotídeo, formado por adenina, ribose e três fosfatos. Tem a função de armazenar energia nas ligações fosfato.

Célula Animal

Célula animal é um célula eucariótica ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana, podem ser também unicelulares, como as amebas. Há também, as pluricelulares, como plantas e animais. A célula animal como toda a célula eucariótica é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocôndria e núcleo.

.

Componentes das Células Animais

Segue os componentes das células animais com suas devidas explicações:

Membrana Plasmática

Membrana plasmática é uma película finíssima e muito frágil composta, principalmente, por fósfolipídios e proteínas. Ela tem importantes funções na célula, e uma delas é isolar a célula do meio externo. Água, substâncias nutritivas e gás oxigênio são capazes de entrar com facilidade através da membrana, que permite a saída de gás carbônico e de resíduos produzidos dentro da célula. A membrana é capaz de atrair substâncias úteis e de dificultar a entrada de substâncias indesejáveis. Exercendo assim um rigoroso controle no trânsito através das fronteiras da célula. É comum compará-la a um "portão" por suas funções e a um saco plástico pela sua aparência.

Citoesqueleto

Citoesqueleto é complexa rede de finos tubos interligados. Estes tubos, que são formados por uma proteína chamada tubolina, estão continuamente se formando e se desfazendo. Outros componentes do citoesqueleto são fios formados por queratina, formando os chamados filamentos intermediários. Finalmente existem os chamados microfilamentos, formados por actina.Suas funções são: organizar internamente, dar forma e realizar movimentos da célula.

Citoplasma

Após atravessar a Membrana Plasmática, mergulhamos na parte mais volumosa da célula: o Citoplasma. Ele é o espaço entre a membrana e o núcleo. Sua forma não é definida e é nele que se encontram bolsas, canais membranosos, organelas citoplasmáticas que desempenham funções específicas nas células e um fluido gelatinoso chamado Hialoplasma.

Retículo Endoplasmático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com