TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de músculos e suas funções

Seminário: Tipos de músculos e suas funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Seminário  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 4

Inversão

M. tibial anterior – origem: Epicôndilo lateral e metade proximal da face lateral da tíbia; membrana interóssea; inserção: Face plantar do cuneiforme medial e 1º metatarso.

M. tibial posterior – origem: Face posterior da tíbia, membrana interóssea e metade proximal posterior da fíbula; inserção: Tuberosidade do osso navicular; todos os cuneiformes; cuboide e base dos metatarsos II, III e IV.

planti flexão / flexão plantar

M. fibular longo – origem: Cabeça e 2/3 proximais da face lateral da fíbula; inserção: Cuneiforme medial e base plantar do 1º metatarso.

M. fibular curto – origem: 2/3 distais da face lateral da fíbula; inserção: Tuberosidade do 5º metatarso.

M. tibial posterior – origem: Face posterior da tíbia, membrana interóssea e metade proximal posterior da fíbula; inserção: Tuberosidade do osso navicular; todos os cuneiformes; cuboide e base dos metatarsos II, III e IV.

M. flexor longo dos dedos – origem: Face posterior e margem interóssea da tíbia; inserção: Base plantar distal dos quatro dedos laterais.

M. flexor longo do hálux – origem: Face e margem posteriores da fíbula e membrana interóssea; inserção: Base da falange distal do hálux.

M. gastrocnêmio – origem: Cabeça lateral: côndilo lateral do fêmur; Cabeça medial: côndilo medial do fêmur e face poplítea; inserção: Tuberosidade do calcâneo.

M. sóleo – origem: Cabeça da fíbula, quarto proximal posterior da fíbula e a linha do n. sóleo na tíbia; inserção: Tuberosidade do calcâneo.

Auxilia a flexão plantar: M.plantar – origem: Crista supracondilar lateral do fêmur e face poplítea; inserção: Margem medial do tendão calcâneo.

Esses eu peguei no PLT Dany,só que aí pesquisei na net e achei isso.

TORNOZELO

O tornozelo é uma estrutura formada pela união de 3 ossos: tíbia, fíbula e tálus. O tornozelo é formado por três articulações: 1) articulação talocrural - formado pela extremidade inferior da tíbia e fíbula com o dorso do tálus; 2) articulação subtalar -entre o tálus e o calcâneo e 3) articulação tibiofíbular - formada pela extremidade inferior da tíbia e da fíbula.

A articulação do tornozelo é formada por três faces articulares : l) a face articular superio do tálus, denominada tróclea, articula-se com a face inferior da tíbia; 2) a face articular lateral do tálus articula-se com a face articular do maléolo fibular; 3) a face articular medial do tálus articula-se com a face articular do maléolo tibial.

Os movimentos envolvidos na articulação do tornozelo são:

• Flexão Plantar - movimento pelo qual a planta do pé é voltada para o chão, os músculos envolvidos neste movimento são: gastrocnêmio e sóleo, a amplitude de movimento é de 0-50°;

• Flexão Dorsal - movimento no qual o dorso do pé é voltado para a cabeça, os músculos envolvidos neste movimento são: tibial anterior e extensor longo dos dedos, a amplitude de movimento é de 0-20°;

• Inversão - movimento no qual se vira a planta do pé para a perna, músculos envolvidos são; tibial anterior e posterior, a amplitude de movimento é de 0-45°;

• Eversão - movimento no qual se vira a planta do pé para a parte lateral da perna, músculos envolvidos são: extensor longo dos dedos e fibular longo e curto, a amplitude de movimento é de 0-30°.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com