TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toda Criança é Especial

Monografias: Toda Criança é Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

1- INTRODUÇÃO A DISLEXIA, UM PROBLEMA ENTRE A FAMILIA E A ESCOLA COM A SOLUÇÃO.

A dislexia, ao inverso dos que muitos pensam, não é uma doença, mas uma característica própria do cérebro para o processamento da linguagem. Em outras palavras, é uma ausência de aprendizagem muito mais observada na leitura, mas que também abrange a escrita e a soletração.

A palavra é de origem grega que significa: dis (dificuldade) e lexia (linguagem).

O conhecimento e a finura da parte do professor são necessários para a abrangência de que a criança tem dificuldade em soletrar, ler, mas não interpreta,escreve ao contrário como se estivesse um espelho à sua frente. Tem melhor desempenho na oralidade que na escrita.

Quando a dificuldade de aprendizagem bate na porta do contexto familiar os seus componentes se encontram com uma nova situação fazendo parte de seu dia a dia. Logo, podemos esperar que haja uma modificação dos papéis exercidos por seus elementos. A família passará por mudanças diante dessa nova situação. Antes de tudo, é necessário que pais, professores, educadores e quem mais estiverem envolvidos neste contexto esteja ciente de que muitas crianças apresentam alguma dificuldade no processo complexo que é a aprendizagem. Shaywitz (2006) ressalta que a dislexia, por exemplo, atinge uma em cada cinco crianças. Portanto, é fundamental a atenção dos pais no momento de identificar os sinais que indicam que uma criança apresenta, de fato, algum tipo de dificuldade de aprendizagem, e não que seja preguiçosa pouco inteligente ou mal comportada. Trata-se de um quadro que atinge um grande número de crianças, e, portanto, de famílias que vivem situação semelhante.

Coelho (2006) avalia a família como uma instituição, um grupo social, no nível funcional que contém princípios de relação entre os seus elementos e cujas funções são exercidas no seu dia a dia e modificadas constantemente. Portanto, a família está sempre em procedimento de interação e as

transformações nela ocorridas cogitam mudanças de comportamento e mudanças nos papéis de seus componentes.

2- DESENVOLVIMENTO DO FILME COMO ESTRELA NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL

A Importância do Professor Para Seus Alunos O filme passa-se na Índia, conta a história de Ichaan Awasthi, uma criança de nove anos de idade que não escrevia, tinha muito dificuldade na leitura, não demonstrava interesse em participar das atividades propostas; muitas vezes parecia se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos e apresentava dificuldades de autorregulação, com isso provocava reclamações aos pais. Até que um dia, ele mata aula porque não tinha feito às atividades de casa, e pediu que seu irmão escrevesse um atestado falso para mostrar a professora no dia seguinte. Tudo correu bem, mas pouco depois de seu pai chegar de viagem, ele lia seus jornais quando deparou, no meio dos papeis o atestado. Seus pais ficaram irritados e foram à escola e descobriram tudo. Como seu pai vivia dizendo que ia colocá-lo em um colégio interno, foi o que ele fez. No início Ichaan chorou muito, por que por mais que ele tentasse ler e escrever, não conseguia, e por isso, frequentemente ficava de castigo. Vivia muito triste e sozinho, nem pintava mais, o que ele adorava fazer. Certo dia veio um professor substituto Ram Shankar Nikumbh que animou a turma toda, mas nada animava Ichaan. Quando o professor se aproximou dele e viu o seu olhar, ele preocupou-se porque era um olhar de solidão, e procurou saber qual era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com