TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA

Artigos Científicos: RELATÓRIO: AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2012  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  4.313 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

DISCIPLINA: FISIOLOGIA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA 2010.2

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO: AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA

TERESINA

2010

RELATÓRIO: AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA

TERESINA

2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................................

OBJETIVOS.................................................................................................................

METODOLOGIA...........................................................................................................

RESULTADOS E DISCURSÕES.................................................................................

CONCLUSÃO..............................................................................................................

INTRODUÇÃO

O relatório tem como objetivo principal estudar algumas manifestações reflexas dos seres humanos, como os atos reflexos somáticos e viscerais. Onde os estudados são oriundos da turma de educação física 2010.2 da Universidade Federal do Piauí.

A metodologia para realização da prática se deu pelos testes somáticos (reflexo plantar, corneal, aquileu, tricipital) e viscerais (reflexo fotomotor, espino ciliar, bradicárdio). Os grupos foram subdivididos para prática, onde dois alunos realizaram o experimento( sendo que é importante ter um homem e uma mulher), tendo dois observadores e os demais anotaram os resultados e auxiliaram na prática.

Depois da realização dos testes, o grupo irá discutir os resultados lavando em consideração os resultados de outras equipes para poder emitir uma conclusão mais aprofundada sobre a prática.

OBJETIVO GERAL:

Estudar algumas manifestações reflexas somáticas e viscerais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Observar as manifestações reflexas somáticas e viscerais

Comparar os resultados das observações reflexas somáticas e viscerais

Analisar os resultados das observações reflexas somáticas e viscerais

METODOLOGIA

Os grupos foram subdivididos para realização da prática, dois alunos realizaram o experimento (sendo que os alunos foram um homem e uma mulher), com dois observadores e os demais anotaram os resultados e auxiliaram na prática.

Os testes de reflexos somáticos foram dividos em: reflexo plantar, córneal, patelar, aquileu, tricipital.

No reflexo plantar com ajuda de um objeto com ponta, por exemplo, um lápis, esfregou-se a ponta do objeto ao longo da planta do pé, próximo ao lado medial. No reflexo córneal com auxilio de um lenço de papel, aproximou-se pelo lado do olho a ponta do papel até tocar a córnea. Sendo que esses dois reflexos somáticos já mencionados caracterizam como superficiais.

No reflexo patelar foi utilizado um martelo de borracha para realizar o toque no ligamento patelar, onde as pessoas se encontrassem de forma que as pernas balançassem livremente. Em seguida, pesquisou-se o reflexo com a perna em vários graus de flexão (75º, 60º, 30º) e foi observado em que ângulo a resposta foi mais efetiva. Logo após, cada um dos alunos do experimento agarram fortemente os punhos e puxaram em sentido oposto (manobra de Jendrassik). Pesquisou-se o reflexo com e sem manobra.

No reflexo aquileu, com martelo de borracha, fez-se uma ligeira pressão sobre o tendão de Aquiles. Os alunos apoiaram o joelho sobre uma cadeira deforma que o pé relaxou livremente. Foi executado pelos dois membros. No reflexo tricipital, bateu-se com o martelo de borracha sobre o tendão de inserção do tríceps braquial a dois cm do cotovelo. Os alunos se posicionaram com o braço em repouso sobre uma das mãos do examinador, de forma que o anti braço balançou livremente.

Os testes de reflexos viscerais foram divididos: foto motor, espino-ciliar, bradicárdio.

No reflexo foto motor, solicitou-se que os alunos olhassem um ponto iluminado (lâmpada). Verificou-se no centro da íris o diâmetro da pupila em cada olho. Pediu-se que cobrissem os olhos com as mãos durante cerca de 10 segundos, não deixando penetrar luz entre os dedos, nem comprimindo os glóbulos oculares. Ordenou-se que os alunos retirassem uma das mãos e, na mesma fração de segundo, os observadores olharam o que aconteceu com o diâmetro da pupila recém descoberta.

No reflexo espino-ciliar, através de um beliscão, com o grau de surpresa possível, na pele da “nuca” dos alunos observados verificou-se que sucedia com os diâmetros das pupilas. No reflexo bradicárdio os alunos determinaram a frequência cardíaca palpando os pulsos radiais nas artérias radiais do grupo, por 30 segundos. Em seguida os examinados mergulharam a face em uma bacia e aguardaram 5 segundos e, da mesma forma anterior,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com