TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomando A Pulsação

Trabalho Escolar: Tomando A Pulsação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 3

1. Resumo 3

2. Introdução 3

3. Objetivos 3

4. Materiais e Métodos 3

5. Resultados e Discussões 3

6. Conclusão 4

7. Referências Bibliográficas 5

1. Resumo

Medir a pulsação pode ajudar a determinar a frequência cardíaca sem nenhum equipamento especial. Isto pode ser útil se a pessoa estiver se exercitando ou se tiver problemas do coração.

2. Introdução

Pulsação arterial é o ciclo de expansão e relaxamento das artérias do corpo. Pode ser percebido facilmente em regiões específicas do corpo, sendo útil na abordagem de emergência. A pulsação corresponde às variações de pressão sanguínea na artéria durante os batimentos cardíacos. As pressões arteriais máxima e mínima podem ser detectadas nas artérias do braço e medidas com um aparelho chamado esfigmomanômetro. Algumas veias também podem ter a pulsação percebida, porém são mais raras.

Cada batimento cria uma onda de pressão, que flui junto com o sangue nas artérias. Quando elas estão próximas à pele, isto pode ser sentido como um pulso. Em adultos, o pulso normal em repouso fica entre 60 a 100 batimentos por minuto. Se ele for irregular ou muito rápido ou devagar, pode ser um sintoma de alguma doença.

3. Objetivos

Verificar os batimentos cardíacos em repouso e depois de uma atividade intensa.

4. Materiais e Métodos

Primeiramente utilizou-se o dedo médio e o indicador para colocar sobre um ponto em que uma artéria passa perto da pele do pescoço ou do pulso, depois com o cronômetro, cronometrou-se o ritmo de batimentos do coração por minuto. Cronometraram-se as batidas da pessoa em repouso e depois dela ter feito alguma atividade física para observar as diferenças.

5. Resultados e Discussões

Pode-se senti a pulsação colocando os dedos na junção do antebraço com a mão, área que tem o nome de pulso porque nela se sentem as pulsações da artéria radial. Nas primeiras semanas de vida de um bebê, pode ser de 140 batidas por minuto, mas aos 10 anos terá baixado para a média de 90. Num homem acordado, mas em repouso, a pulsação situa-se entre 60 e 80 batidas por minuto, sendo a média 72. A média nas mulheres é mais elevada 78 a 82 batidas por minuto. Uma pessoa idosa pode ter uma pulsação de apenas 60 batidas por minuto e um adulto adormecido, de um ou do outro sexo, tem uma pulsação de 60 a 65. Em momentos de atividade intensa, a pulsação de um adulto pode atingir 140 batidas por minuto.

Um cão adulto tem entre 70 a 120 batimentos por minuto, em repouso, podendo chegar aos 180 em exercício. Já um cachorro recém-nascido geralmente tem mais de 200. Os cães grandes têm em média menos batimentos cardíacos por minuto do que um cão pequeno. O ato de respirar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com