TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomando Como Referência o Extrato Documental Apresentado

Por:   •  30/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

Capitulo 1-

Tomando como referência o extrato documental apresentado , bem como as argumentações ao longo  do capítulo,  elabore uma definição da história, contemplando  temos como tempo, homem e sociedade.

   Muitos historiadores buscaram a resposta que definisse o que significava  historia, cada idioma trouxe consigo um método diferente para essa definição, no português umas das definições abordadas é que,  a historia e a ciência que estuda os eventos passados, povo, pais, período ou individuo especifico, analisando o tema ´´historia´´ nota-se dois sentidos em uma só palavra. Para melhor compreender essa definição, a historia e o conhecimento do passado humano (marrou, 1978, p, 78)

       Quando falamos em passado humano, falamos também em homens que vivem em sociedade, estudo histórico entre fatos acontecidos, criações e comportamento entre homens e mulheres realizados em comunidades civilizações ou em locais onde a vida cotidiana exercita em sua plenitude.

Capitulo 2-

A partir do século xx,os historiadores formularam uma nova forma de explicar a história e o tempo.  O tempo linear, cumulativo e cronológico passou a ser fortemente criticado. Surgiu um tempo assimétrico, pluridirecional e heterogêneo.  Tomando como referência esse Capítulo e o extrato documental,faça uma análise de como os historiadores atuais abordam a relação passado/presente.

     Muitos historiadores buscaram forma de explicar a historia e o tempo, podemos destacar que tempo para Elias e a orientação criada pelo homem no decorrer do desenvolvimento da sociedade, que traz imbricada a independência entre sociedade, natureza e individuo na historia, o homem interpretava o passar do tempo com as folhas que caiam, colheitas, derreter do gelo entre outros fatores. Com o passar dos tempo foram surgindo métodos para facilitar esse processo de mudança de tempo, calendário, relógios, datas, fuso horários, etc. Podemos definir que o presente não é superior ao passado, è somente um outro momento.

Capitulo 3-

À luz das contribuições desse capítulo, faça uma reflexão do extrato documental acima, definindo que é “documento” e quais são as principais cuidados que os historiadores devem ter na hora de pesquisar e analisar as fontes históricas.

      Para o homem a historia nos leva ao passado, o documento é a matéria prima do historiador. No entanto o seu uso varia de acordo com o perfil e as diferenças do historiador.

      Mas no trato do documento houve processos de mudanças, partindo de interpretação e das possibilidades em explorar vários tipos de fontes.

     Devido à criticas feita aos documentos a escola historiográfica dos annales inovou na ampliação das fontes de pesquisa, antes apenas o documento manuscrito era considerado como fonte histórica, hoje essa idéia foi ampliada. Tem que tomar documento no sentido mais amplo, documento escrito, ilustrado, transmitido, pelo som, imagem ou de qualquer outra maneira.

Capitulo 4-

Defina “memória individual” e “memória coletiva” e explique os cuidados teórico-metodológicos que os historiadores devem ter ao trabalhar com esses conceitos.

    A memória enquanto representação da experiência vivida pode modificar-se durante o passar do tempo, pois as lembranças individuais e coletivas são influenciadas  pelas experiências e vida , pode ser boas ou ruins, devemos levar em conta as varias camadas de memória individual, e a pluralidade de versões sobre o passado fornecidas por diferentes narradores, explorando os significados da experiências vividas e a natureza da memória individual e da memória coletiva.

    A historia tem que ter dialoga com a memória, contudo alguns cuidados teórico metodologicos são necessários no trabalho com as reminiscências, pois a memória e reconstrução social e fenômeno coletivo.

Capitulo 5-

Entreviste pelo menos três pessoas que tenha presenciado um mesmo fato histórico.  Com base nas discussões apresentadas nos capítulos 4 e 5, apresente as especificidades de cada narração do entrevistado e contraponha as memórias individuais com as narrativas históricas sobre o assunto.

Fato: Tragédia em Mariana

     O fato histórico estudado foi  a Tragédia em Mariana, onde aconteceu um dos piores desabamento do Brasil que  gerou mais impactos no nosso pais e mundialmente.

     Foi feito três entrevista com seguintes integrantes:

Entrevista 1:

 Enivaldo luna de Oliveira, presenciou a lama agressiva que arrastou tudo que estava ao seu lado, à pergunta  como aconteceu,  ele tristemente respondeu;

- A lama veio muito forte, assim que eu percebi, ela já estava acabando com tudo pela frente.

 Então, Perguntei:

Qual foi o maior dano mais realsivo?

    Em seguida ele disse:

- Conseqüentemente  foi as mortes e a perca de moradias nos habitantes que a li vivia.

Entrevista 2:

Carlos Alberto Costa pescador a muito tempo diz;

 - não constatei mais nenhuma espécie de peixes nas águas.

Entrevista 3: 

Odezia Maria de Conceição não ver a mesma água do mar do Espirito santo:

- A lama forte trouxe consigo vestígios na qual danificou a água do mar, esses fatos marcaram a tragédia da barragem de Mariana.

       A memória traz consigo uma grande área de discussão, comparado com a historia. Sabemos que a história é movida e por teorias explicativas, e de fontes constituindo indícios, marcas e pistas que nos faz descobrir e entender  o ser humano no tempo e no espaço.

       Portanto as narrativas são movidas pela memória de modo que mantém liberados os informantes para que criem e recriem suas vivências individuais e coletivas, pois em momentos representam seletivas do passado, pois nas narrativas de memórias dos sujeitos podemos perceber sua presença de modo social e coletivo.

Capitulo 6-

Primeiro leia com atenção as cinco regras de Leopoldo Von Ranke.  Segundo, retome as discussões realizadas nos quatro pontos centrais do primeiro capítulo.  Terceiro analise as semelhanças e diferenças entre uma abordagem e outra.

     Ranke analisava os problemas gerais das metodologias históricas, sobre a qualidade e os alcances que podem adquirir sobre o passado, mostrava que pelos problemas de detalhes, apenas podia ter acesso a verdade histórica por meio de estudo críticos comparados a fontes que as testemunhavam. No primeiro ponto podemos abordar que a historia é conhecimento, ou seja pesquisar e investigar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com