TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomate

Resenha: Tomate. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

O tomate é a espécie do grupo das hortaliças com o maior volume de produção no Brasil. Em 2005, segundo o levantamento do IBGE, o Brasil produziu 3.303.527 t (IBGE, 2006). Nesse ano, os maiores produtores de tomate foram os Estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais, com produções de 752.700 t, 717.530 t e 644.907 t, respectivamente.

O tomateiro é cultivado no Brasil durante o ano todo, contudo, muitas vezes, as medidas de controle adotadas, relacionadas à ocorrência de insetos-praga e de doenças, são realizadas de forma não planejada por meio do sistema convencional de controle, ou seja, o método químico. Esperar que, em curto prazo, os tomaticultores utilizem tecnologias alternativas não é uma previsão realista, pois essas tecnologias necessitam ainda de maior apoio técnico para poderem alcançar os níveis desejados de produção agrícola e viabilidade comercial (ARAÚJO et al., 2000).

O processo de trabalho agrícola envolve riscos e danos potenciais à saúde dos trabalhadores e deve ser compreendido como a expressão das tecnologias utilizadas, da organização e da divisão do trabalho, da intervenção dos trabalhadores nos locais de trabalho, da ação de técnicos e instituições relacionados à questão e do arcabouço jurídico vigente. É possível afirmar que nesse processo, além das análises das condições materiais de trabalho, é importante que se atenha também às condições fisiológicas, à experiência acumulada em relação à tarefa e às situações concretas de trabalho nas quais estão inseridos os homens responsáveis pela execução das tarefas (SILVA et al., 2005).

Garcia & Alves Filho (2005) abordam que, na discussão sobre a exposição aos agrotóxicos é muito comum associar os problemas ocasionados por esses produtos ao seu uso inadequado. Segundo esse entendimento, a solução para esses problemas seria a "educação" do usuário dos agrotóxicos, utilizando-se de "treinamentos". Para o autor, o uso inadequado pode ser considerado a causa imediata dos problemas e capacitar o usuário é fundamental na tentativa de enfrentá-los. No entanto, a utilização inadequada e as dificuldades que existem para se conseguir mudanças significativas no padrão de uso e na relação do usuário com os agrotóxicos são conseqüências de diversos outros fatores que interferem diretamente nas condições e no meio ambiente do trabalho. Esses fatores são decorrentes do modelo de produção agrícola adotado e da estratégia de introdução e difusão dessa tecnologia, sem abordar riscos, sem considerar o despreparo do usuário e a ausência de recursos materiais e humanos para o controle dessas substâncias; além da grande disponibilidade e facilidade de acesso aos agrotóxicos; da indução ao uso excessivo por vendedores e propagandas; do difícil acesso à informação técnica pelo usuário; das condições precárias do trabalho; da instabilidade da política agrícola; dos determinantes sócio-econômicos como as más condições básicas de educação, saúde e moradia, bem como da precariedade das relações de trabalho.

Objetivou-se, neste trabalho, conhecer o cenário, no que tange ao uso de agrotóxicos, em que os trabalhadores da cultura de tomate de mesa estão inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com