TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toy Art

Artigo: Toy Art. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Artigo  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

Toy Art (Paper Toy)

Conceito que nasceu no Japão, nos anos 90. Manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design, moda e urbanidade, a Toy Art tem feito cada vez mais a cabeça dos adultos. O conceito, que é novo, sobretudo no Brasil, nasceu no Japão na metade dos anos 90 e logo se disseminou pela Europa e pelos Estados Unidos.

São formas que remetem a um quê infantil presente no inconsciente coletivo, com pitadas de ironia e bom humor. As peças, normalmente numeradas, podem ser de vinil, resultar de técnicas artesanais, feitas por jovens designers do País. Toy Art é um universo novo na arte contemporânea, um movimento que cresce a cada ano e já existem no mundo várias lojas vendendo séries de brinquedos criados por grafiteiros, ilustradores e artistas.

Toy Art é a definição de ‘brinquedo de arte’ destinado à adolescentes, adultos colecionadores. É um brinquedo com designer diferenciado e não é produzido para brincar, é destinado a ser peça de coleção ou até mesmo servir de enfeite ou adereço de uma decoração.

Pode ser produzido baseado em qualquer super-herói, personagens de histórias em quadrinhos, celebridades, grandes nomes, bichinhos de estimação, ou qualquer outro tema como intergaláctico, cibernético, medieval, pré-histórico, etc.

A origem do Toy Art é creditada a Michael Lau, um desconhecido Artista Plástico de Hong Kong que em 1998 apresentou numa Feira de Brinquedos, alguns bonecos do GI Joe totalmente customizados e com novos figurinos.

Outros Artistas também são citados como precursores desse movimento: James Jarvis, Eric So, Bounty Hunter, Brothersfree, Jason Siu, Tim Tsui, Jakuan, Furi Furi entre outros.

A trajetória do paper toy está diretamente ligada à história do toy art e, também à do origami. “O paper toy como arte é um braço do toy art.”. Os dois tipos reúnem características da arte urbana e de personagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com