TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Historia Da Arte

Ensaios: Trabalho De Historia Da Arte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 4

LÍVIA FRANCO COELHO MALAFAIA

RA: 1137085

História da Arte

PROJETO DE PRÁTICA

“ENSINO DE ARTE: NEOCLASSICISMO E ROMANTISMO”

Prof. Rodrigo Modesto Nascimento

Centro Universitário Claretiano

OUTUBRO – 2013

VITÓRIA/ES

LÍVIA FRANCO COELHO MALAFAIA

PROJETO DE PRÁTICA

“ENSINO DE ARTE: NEOCLASSICISMO E ROMANTISMO”

OUTUBRO – 2013

VITÓRIA/ES

PLANO DE AULA- “NEOCLASSICISMO NO BRASIL”

ENSINO FUNDAMENTAL

Analisando Plano de Aula “Neoclassicismo no Brasil” que se encontra em anexo verificamos que para realizar essa atividade os alunos deverão entender o conceito do Neoclassicismo e conhecer os principais artistas neoclássicos no Brasil.

A contextualização histórica, em que se desenvolveu esse movimento artístico é muito importante para compreensão do mesmo. Para iniciar os estudos foi proposto a leitura e interpretação dos Textos Missão Artística Francesa e Arte Acadêmica. O texto Missão artística fala da chegada no Rio de Janeiro no início do século XIX, de um grupo de artistas e artífices franceses que foram convidados por Dom João 6º , com a missão de ensinar artes plásticas na cidade.

É enfatizado no texto que esses artistas revolucionaram o panorama das Belas-Artes no país introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo que estava iniciando seu aparecimento. Também apresenta o texto a bibliografia dos principais artistas que faziam parte do grupo Nicolas-Antonine Taunay e Jean-Batiste Debret, sendo este último o primeiro organizador de uma exposição no Brasil.

O texto não fala sobre o contexto histórico no cenário internacional e aborda de forma superficial as características principais do Neoclassicismo. É importante ressaltar para os alunos que o Neoclassicismo inspirou-se nas formas primitivas da arte clássica, surgindo como reação a artificialidade do rococó e impondo como prática a simplicidade nas linhas, cores e temas, bem como aprofundamento das ideias e sentimentos. O texto referido acima também traz apenas duas imagens do artista Debret “Viagem Pitoresca do Brasil” e outra onde ele documenta uma senzala com escravos e índios.

O segundo texto proposto no plano de aula tem como título “Arte acadêmica: A pintura com rigor formal”,

Apresenta ao aluno um resumo bibliográfico dos principais artistas como: Pedro Américo de Figueiredo e Melo, sendo uma de suas obras mais conhecida “O Grito do Ipiranga”, José Ferraz de Almeida Júnior, com a imagem “Caipira picando fumo”, e Vitor Meireles, que o texto não apresenta imagem de sua obra, apenas um resumo bibliográfico.

É importante para a aprendizagem que o professor possa apresentar aos alunos outras imagens do referido artista para familiarizarem com as características do movimento artístico em estudo. A leitura de imagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com