TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Artes

Casos: Trabalho De Artes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  1.180 Visualizações

Página 1 de 4

Cícero Dias

Pintor abstrato brasileiro, nascido no Engenho Jundya, município de Escadas, Sul de Pernambuco, próximo á Recife, considerado mundialmente um dos maiores pintores da atualidade.

Estudou na Escola Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, e expôs em 1927, pela primeira vez. Morou em Paris 1937, passando a frequentar o ateliê de Picasso, foi lá que conheceu Paul Éluard e juntou-se aos surrealistas franceses e no ano seguinte, realizou sua primeira mostra de arte.

Em 1937, pintou o cenário do balé de Serge Lifar e Villa Lobos. Dias foi incluído em importantes exposições, como a Klar Form (Escandinávia), no salão de arte de Avignon (1949), nos salões de Maio (Paris) e na Bienal de Veneza (1952). No Brasil, expôs na II bienal de São Paulo (1953) e na III Bienal de São Paulo com seus trabalhos em retrospectiva (1952 a 1965).

O artista pernambucano morreu em janeiro em Paris, cidade onde morava, seu endereço há 40 anos, sem nenhuma causa específica. Estava para completar 96 anos dia 5 de março.

Obra: Recife Lírico - 1930

Nessa obra, o pintor conseguiu ultrapassar a tendência geométrica e procurou pintar uma imagem popular da mulher moderna. Notam-se as aquarelas com tons vivos no desenho abstrato e surrealista. A parte luminosa de suas telas tem como cor fundamental o amarelo e o rosa, enquanto a parte escura tem como cor dominante o azul.

Bruno Gíorgi

Filho de italianos da Toscana, Giorgi nasceu no Brasil, em mococa em 1905, em 1911, foi para a Itália. Em Roma, entrou para o curso de escultura e envolveu-se na política.

Participou de movimentos antifascistas, em 1931 é preso por motivos políticos e condenado a sete anos de prisão. É extraditado para o Brasil em 1935. Em 1937, viaja para Paris e frequenta as academias, onde estuda com Aristide Maillol, um dos maiores representantes da escultura francesa do início do século XX.

Em 1939, retorna a São Paulo e começa a praticar desenho de modelo-vivo e pintura com os artistas do Grupo Santa Helena e integra a Família Artística Paulista. Em 1943, transfere-se para o Rio de Janeiro. Á convite do ministro Gustavo Capanema, instala ateliê no antigo Hospício da Praia Vermelha, onde orienta jovens artistas como Francisco Stockinger.

Possui obras em espaços públicos como Monumento à Juventude Brasileira, 1947, nos jardins do antigo Ministério da Educação e Saúde – MES, atual Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro; Candangos, 1960, na praça dos Três Poderes, e Meteoro, 1967, no lago do edifício do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília; e Integração, 1989, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Obra: Os Candangos – 1959

Como uma forma estilizada e realista, essa escultura, possui 8 metros de altura, feita em bronze, onde foi feita para homenagear os operários da construção de Brasília. Bruno Giorgi interessado em alcançar uma linguagem brasileira, se coloca entre o classicismo, o arcaísmo, o nativismo e a modernidade.

Alfredo Volpi

Alfredo Volpi nasceu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com