TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Quimica

Trabalho Escolar: Trabalho De Quimica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 7

Centro de Ensino Médio Tiradentes

Trabalho de Química

*Eletrólise Ígnea

*Eletrólise Aquosa

*Eletrodeposição Metálica

*Leis da Eletroquímica

Alunos(as): Mariana Araújo, Natasha Moura e Warley Bruno

Professor(a):______________________

Série: 2° ano Turma:23-04

Palmas-TO

2013

Sumário

Introdução.................................................................... p.3

Eletrólise ígnea............................................................. p.4

Eletrólise aquosa...........................................................p.5

Eletrodeposição Metálica..............................................p.6

Leis da Eletroquimica....................................................p.7 e 8

Conclusão......................................................................p.9

Bibliografia....................................................................p.10

Introdução

Eletrólise Ígnea

A eletrólise é um conjunto de reações químicas, sobretudo de decomposição, ocorrentes numa solução condutora, provocados por uma corrente elétrica, seja ela de sais, bases ou ácidos em solução aquosa, ou algum composto iônico que tenha passado pelo processo de fusão. À eletrólise de uma substância que passa pelo processo de fundida dá-se o nome de eletrólise ígnea.

As substâncias iônicas têm a propriedade de conduzir eletricidade quando em solução aquosa. A eletrólise ígnea é oriunda dessa propriedade e se fundamenta na descarga de íons com perda de carga.

Pelo processo de eletrólise ígnea, pode-se obter, por exemplo, cloro, a partir do gás cloro (Cl2), sódio, a partir do NaCl, alumínio, a partir da bauxita.

No processo de obtenção de sódio a partir do NaCl fundido a mais de 800 graus (porque esse é o seu ponto de fusão), são mergulhados dois eletrodos inertes polarizados, que podem ser de platina ou grafite. Ambos os eletrodos são carregados eletricamente, um com carga positiva e outro com carga negativa.

Com essa reação, formam-se íons Na+ e Cl-, quando tais íons entram em contato com os eletrodos, os íons positivos Na terão contato com o eletrodo negativo (cátodo) e os íons negativos Cl terão contato com o eletrodo positivo (ânodo). No eletrodo negativo haverá a formação, então, do sódio metálico, e no eletrodo positivo, formação do gás cloro.

Para representar o processo acima temos a equação:

NaCl (s) → Na(ℓ) + ½ Cl2(ℓ)

Para se obter alumínio através da bauxita (é possível seguir o mesmo padrão do procedimento anterior. Para isso utiliza-se a criolita como fundente, que tem a função de diminuir o ponto de fusão da bauxita (em condições normais ela funde a 2050 graus Celsius!). Nesse caso, os produtos da reação serão o Al3+ e o O2-, em que, o primeiro se concentrará no ânodo e o segundo no cátodo. O Al3+ é reduzido a alumínio metálico e o O2- oxida-se e forma o gás oxigênio (O2). Caso o eletrodo seja de grafite, o O2 não será liberado, uma vez que se ligará com o carbono, formando o CO2.

A eletrólise ígnea é geralmente empregada na obtenção de metais da família A, como por exemplo, o Na, o Mg, Al, entre outros.

Eletrólise Aquosa

Os processos de eletrólise se baseiam na passagem de uma corrente elétrica através de um sistema líquido que tenha íons presentes, gerando assim reações químicas. Em uma solução aquosa, devemos considerar não só os íons provenientes da solução, mas também os da água. Estes íons são os cátions H+ e ânions OH- resultantes da auto ionização da água. Veja a demonstração:

CA → C+ + A-

H20 → H+ + OH-

Mas como é feita a Eletrólise? O material, antes de ser eletrolisado, é dissolvido na água. Por exemplo, na eletrólise em solução aquosa do NaNO3, obtemos:

• gás hidrogênio (H2) no cátodo, evidência de que a água (H2O) sofreu redução; o cátion Na+ fica dissolvido na água e não sofre redução.

• gás oxigênio (O2) no ânodo, evidência de que a água (H2O) sofreu oxidação; o ânion NO3- fica dissolvido na água e não sofre oxidação.

Numa eletrólise aquosa, temos as seguintes possibilidades:

Cátodo Ânodo

Redução do cátion do material Oxidação do ânion do material

ou ou

Redução da água Oxidação da água

Redução da água (cátodo)

A redução da água pode ser explicada com a utilização do seguinte mecanismo:

Oxidação da água (ânodo)

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com