TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre A música Popular Brasileira

Trabalho Escolar: Trabalho Sobre A música Popular Brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  6.777 Palavras (28 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 28

Trabalho sobre a música popular brasileira

Uma visão geral da Música Popular Brasileira

Axé Music - O axé une elementos tradicionais baianos com elementos do reggae jamaicano, salientando especialmente a identidade afro.

Bossa Nova - Em 1958, a união de samba e jazz forma a bossa nova. Com "Chega de Saudade" de Vinícius de Moraes, o pianista Tom Jobim e o cantor João Gilberto conseguem o primeiro grande sucesso no Brasil. O sucesso internacional da bossa nova se deu com a música para o filme "Orfeu Negro".

Choro - A partir de 1870, o choro vai tomando forma através de interpretações de estilos europeus como a valsa e a polca. Até hoje a MPB (Música Popular Brasileira) conserva elementos do choro.

Forró - No nordeste se desenvolveram ritmos regionais como o passo rápido do forró com seus textos frívolos. Uma lenda diz que o nome se criou a partir da expressão inglesa "for all", criada por engenheiros ingleses, quando da construção de ferrovias: nos fins-de-semana ocorriam bailes para os executivos e outros para todos, ou seja, "for all".

Frevo - Quando alguém fala em carnaval, todo mundo logo pensa em samba. O frevo não é menos carnaval, só que a grande diferença é que, ao contrário do samba, não se espalhou pelo país. Oriundo de Recife, o frevo é até mais do que o samba: é também uma dança coreografada. São mais do que 120 passos diferentes, alguns acrobáticos como as piruetas do balé. Nasceu o frevo 100 anos atrás da competição entre bandas marciais com capoeiras à frente para intimidar os rivais, moldando as marchas militares à cadência da luta-dança. Por isso, os metais são o som predominante. Uma orquestra típica de frevo é composta de 18 músicos:

5 saxofones: base da música e da linha melódica

1 clarinete: conduz as variações da melodia

4 trompetes: responsáveis pelos agudos no diálogo dos metais

4 trombones: dão a resposta grave aos trompetes

1 tuba: cuida do ritmo e da harmonia do compasso

1 surdo: ajuda a manter o ritmo

2 taróis: trabalham com o surdo na manutenção do ritmo

No Recife os capoeiras haviam adquirido o hábito de carregar, como arma, um pedaço de pau. Com a repressão, foi trocado por um guarda-chuva, hoje símbolo do frevo. Trocando o "r" de lugar, o povo dizia que a ruas "freviam" durante o carnaval. O termo pegou direto, dando nome a música.

Lambada - A lambada foi-se criando a partir de elementos do carimbó paraense, da cúmbia colombiana e um pouco de salsa cubana. Este ritmo se tornou moda mundial no fim da década de 80, depois da produção francesa "Lambada", do grupo Kaoma.

Música Clássica Brasileira - Entre 1700 e 1750 se desenvolveram as modinhas clássicas no ambiente barroco de Minas Gerais. Gênero palaciano a princípio, com influências do canto operístico italiano, contrasta com o lirismo envolvente a alacridade de seus instrumentos: cravo, flauta doce, viola e violoncelo. O compositor e maestro Heitor Vila Lobos (1887-1959) acrescenta, depois de 1900, às sinfonias e óperas um esteticismo brasileiro: ritmos indianos, serestas e outros elementos folclorísticos regionais. Participou do "Movimento de Arte Moderna", que marcou a introdução do modernismo em todas as formas de arte no Brasil.

Samba - A partir do choro e elementos musicais de danças de origem africanas, nasce no início do século o samba. O samba é marcado por seu compasso binário e acompanhamento sincopado (ligação de um tempo fraco com um tempo forte do compasso seguinte), sendo geralmente cantado e muito saracoteado. Hoje, o samba pode ser achado em mais de 40 estilos diferentes, como pagode, samba-enredo, etc. A palavra "samba" provavelmente se originou de "semba", expressão angolana para o umbigo.

Música Sertaneja - A música sertaneja, com origens nos boleros do interior do sudoeste, é interpretada geralmente por duplas masculinas de uma maneira muito sentimental, quase beirando o "kitsch", sobre como é triste a vida e lindo o amor.

Tropicalismo - O tropicalismo, como movimento artístico, é criado 1967 na Bahia e expressa uma oposição velada contra o regime militar vigente na época. Com o LP "Tropicália - Ou Panis et Circensis" os cantores Gal Costa, Gilberto Gil e Caetano Veloso produzem um dos lançamentos mais importantes da MPB.

Baião - Um ritmo local nordestino inicia depois de 1967 uma jornada para conquistar o sudeste e o resto do Brasil. Luiz Gonzaga (1912-1989), com sua voz inconfundível e sanfona característica, canta sobre a vida simples de seu povo. É o coração da morena queimada de sol que bate ao ritmo do afoguê e da zabumba.

Carimbó - Carimbó - Junto com o sirimbó, é uma popular dança da região amazonense.

Agora uma visão detalhada da música popular

A origem do Brasil - os índios com suas flautas de bambu, os portugueses com seus cantores e tocadores de viola, e os Africanos com seus variados e vibrantes ritmos - fizeram-no um país musical. Desde as composições clássicas de Villa-Lobos e os sons mais suaves da Bossa Nova, até as batidas contagiantes do samba, o País desenvolveu uma música de impressionante sofisticação, qualidade e diversidade.

Quando os padres jesuítas chegaram pela primeira vez ao Brasil, encontraram índios executando músicas e danças ritualísticas, acompanhados por instrumentos rudimentares de percussão e sopro. Utilizaram a música para catequizar os índios, trocando as palavras originais das canções por palavras religiosas, e usando a linguagem Tupi-Guarani. Introduziram também o canto gregoriano, ensinaram flauta, instrumentos de arco e o clavicórdio. A música acompanhava as cerimônias sacras que aconteciam nas vilas e nas praças das igrejas.

A música africana foi introduzida durante o primeiro século da Colônia e enriquecida pelo seu contato com a música ibérica. Um dos mais importantes tipos de música usados pelos escravos negros era uma canção cômica e dançante chamada lundú. Por muito tempo, foi uma das formas musicais populares típicas, sendo inclusive cantada na corte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com