TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho câncer Conceito

Artigo: Trabalho câncer Conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  1.393 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

No contexto atual, o câncer configura-se como um dos principais problemas de saúde pública mundial. Causa grande impacto econômico na sociedade, por se trata de uma doença crônico-degenerativa que afeta várias dimensões da vida humana, necessitando de tratamento prolongado, sendo responsável, assim, por redução acentuada no potencial de trabalho humano e perdas de muitas vidas (TONON et al, 2007).

TONON, L. M; SECOLI, S. R.; CAPONERO, R. Câncer colorretal: uma revisão da

abordagem terapêutica com bevacizumabe. Revista Brasileira de Cancerologia.

v. 53, n. 2, p. 173 -182, 2007.

Todos os anos são publicados milhares de artigos científicos mostrando as mais novas e fantásticas descobertas sobre a doença, abrindo portas para o desenvolvimento de novas terapias e dando esperança para milhões de pessoas que lutam diariamente para prolongar a vida. Porém, apesar de todos os esforços, as taxas de mortalidade para alguns tipos de câncer continuam aumentando e isto, vai ocasionando impactos tão fortes quando das primeiras descobertas sobre a doença.

CARVALHO, Joseilda Leite de. Câncer [manuscrito]: conseqüências para o paciente e família após a confirmação do diagnóstico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, 2010.

2 CONCEITOS

Segundo - Instituto Nacional de Câncer – INCA, define a palavra “câncer” como sendo o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

INCA. Instituto Nacional do Câncer. câncer do colo do útero. Disponível em: http:

//www.inca.gov.br/conteúdo_ viewasp?id=326. Acesso em 06/03/2013.

Mas, Franks, (1990) descreve que o câncer representa um conjunto de patologias cuja característica básica é o desenvolvimento de alterações em processo de divisão celular, promovendo um crescimento anormal e geralmente mais rápido de células

Franks, L.M. O que é câncer. Em: L.M. Franks & Teich, N. (Orgs.). Introdução a Biologia Celular e Molecular do câncer (pp. 01-24). S. Paulo: Livraria Roca Ltda., 1990.

Assim, o câncer é um processo patológico que começa quando uma célula normal é transformada pela mutação genética do DNA (Ácido Desoxirribonucléico) celular. Ignorando as sinalizações de regulação do crescimento no ambiente circunvizinho, a célula anormal forma um clone e começa a proliferar-se de maneira anormal (BRASIL, 2003).

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ações de enfermagem para o controle do câncer: Uma proposta de integração ensino serviço. 3 ed. Revista, Atualizada e Ampliada, 2003. Disponível em: http://www.inca.gov.br/ enfermagem/docs/ficha_tecnica.pdf. Acesso em: 07 Ago

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com