TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e o trabalho são dois conceitos importantes

Por:   •  15/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

Esse Portfólio apresenta as relações entre educação e trabalho dentro da educação numa perspectiva histórico crítica.

Considerando que trabalho e educação são duas práticas exclusivamente humanas, e que essas práticas sociais mudam em relação aos modos como produzimos nossa existência,

A Educação e o trabalho são dois conceitos importantes que compreendem as práticas pedagógicas da atualidade e fazem parte da história humana, o Trabalho é a forma como os homens produzem a sua existência e transformam a natureza para atender as suas necessidades.

A Educação nasce junto com o trabalho humano, o homem ao produzir sua existência também vai adquirindo conhecimentos, valores e culturas, que são transmitidas para as gerações futuras de pais para filhos de avôs para os netos por meio da educação, criando uma educação informal através da transmissão de valores.

Os instrumentos de trabalho são elementos que fazem a mediação entre o homem e a natureza, para trabalhar e modificar a natureza o ser humano criou os instrumentos de trabalho que são usados para facilitar o seu trabalho que vão se aprimorando, e criando instrumentos de trabalho mais complexos, conhecer esses instrumentos significa ter acessos ao conhecimento humano aquilo que já foi produzido.

Educação e Trabalho são atividades muito próximas, portanto na medida em que mudam as relações de trabalho, são modificadas as relações sociais. Ao mesmo tempo em que se transforma o modo de trabalhar da humanidade, se transforma os valores, a educação a cultura. A partir da idade moderna surgiu uma importante instituição formal específica chamada Escola, responsável por dar conta do processo pedagógico de transmissão do conhecimento aos alunos.

A escola trabalha com o conhecimento científico e procura explicar o mundo a partir de bases concretas, materiais reais a criança vai á escola para ter um conhecimento elaborado, a função social da escola é dar acesso a todos os conhecimentos, ensinar a ler, a escrever e a contar numa perspectiva crítica, auxiliar o educando a compreender melhor o mundo.

A Ontologia é o conhecimento o modo de ser, de agir de entender a realidade do ser humano, suas práticas entender como é a educação, e o mundo a maneira como pensamos hoje é diferente de alguns anos atrás, os valores e as concepções dependendo da visão que o futuro professor tem ele vai trabalhar desta ou daquela forma em sala de aula, as escolhas são do educador, quando for preciso resolver um problema sendo mais autoritário ou mais democrático, vai demonstrar que por detrás desta ação qual é o ser humano que se quer formar. As ontologias orientavam as práticas pedagógicas realizadas ao longo das práticas humanas:

Na concepção ontológica essencialista foi idealista, visão de mundo onde acreditava que existia uma essência ideal como se as pessoas tivessem que atingir a perfeição e isso fosse algo idealizado, foi bastante presente na idade média em relação ao poderio da igreja católica e a idéia era de que pela fé cristã o homem iria atingir o que ela tinha de mais perfeito.

Quando isto é levado para a sala de aula há um rigor muito grande frente aos alunos, o professor tem uma busca muito grande pela perfeição um ideal de um ser perfeito, iguai e idênticos um ao outro, no sentido de não mostrar as variações os diferentes ritmos de aprendizagem, uns aprendem rápido e outros devagar e tinham o mesmo nível de exigência para todos e quem não conseguisse atingir teria que arcar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com