TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Seres Vivos e o Ambiente

Por:   •  24/11/2017  •  Resenha  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Seres Vivos e o Ambiente

Manejo do cacau nativo.

Andréa Simone Neves Barroso, Dionis Rogério Costa, Elaine …….. Marinaldo Silva Santana

Resumo: O cacau ( Theobroma cacao L) é um dos principais componentes da renda e do consumo de ribeirinhos do município de Belém, Estado do Pará, que manejam o cacau para a produção de frutos. A pesquisa foi realizada na Ilha do Combu, município de Belém, onde foi analisado o tipo de manejo dos ribeirinhos, com vistas a contribuir com a melhora da produção dos cacauais nativos. O estudo foi baseado nas metodologias de visita in loco, pesquisa bibliográfica e entrevistas com ribeirinhos. Verificou-se que os ribeirinhos realizam, como forma de manejo do cacau nativo, as técnicas de desbaste de touceiras, raleamento do excesso de sombra e controle cultural das doenças. Conclui-se que o resultado foi o aumento na produção de frutos, com excelente qualidade, livres de agrotóxicos e grande valor agregado no mercado nacional e internacional.

Palavras–chave: Estuário, ilhas do Combu, produtividade, ribeirinhos, várzea

 

Introdução

O cacau nativo é encontrado amplamente disseminado nas matas de terra firme e nas várzeas dos principais rios da região. As populações de cacau nativo na Amazônia brasileira são encontradas dispersas e adaptadas a diversos ambientes físicos e bióticos (ALMEIDA, 2001). Encontradas em grande quantidade, associadas a várias espécies botânicas de valor econômico, incluindo frutíferas e madeiráveis (NASCIMENTO, SANTANA,1974). E possível que existam ainda populações nativas de Theobroma cacao em regiões remotas dos Estados do Amazonas, Rondônia e Acre (LACHENAUD et al, 1997).

Nas ilhas do Combu, os cacauais geralmente ocorrem em áreas altas, devido a relativa falta de tolerância desta espécie a longos períodos de inundação. Os cacaueiros nativos são excessivamente sombreados, baixa produtividade e com incidência das principais doenças fúngicas, e o manejo então, seria uma forma de aumentar a produtividade e combater as doenças, por isso, o objetivo deste trabalho é de identificar se o manejo de fato influência na qualidade de vida do cacaueiro.

Material e Métodos

Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada visita in loco, na ilha do Combu, município de Belém, com a finalidade de melhor análise dos dados coletados, utilizou-se, também, o método de pesquisa bibliográfica.

Houve também uma entrevista muito proveitosa com o senhor Ivanildo Gonçalves, morador e agricultor de cacau da Ilha do Combu. Tal entrevista, serviu para validar alguns dos dados levantados na pesquisa bibliográfica, especialmente na forma de manejo do cacau.

Resultados e Discussão

 O cacau e economicamente um dos mais importantes recursos naturais do estuário Amazônico (LIMA,1956,CALZAVARA,1972, SILVA, ALMEIDA,2004). Nós últimos anos, o cacau Amazônico ganhou os mercados nacionais e internacionais na forma de chocolate. A elevação da demanda por frutos tem provocado uma alteração no sistema de manejo dos cacauais praticados pelos ribeirinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (346.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com