TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Traqueia

Resenha: Traqueia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Resenha  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  289 Visualizações

A traqueia é um órgão tubular oco, com cerca de 6 a 15 cm de comprimento e 1,5 a 2 cm de diâmetro, no adulto, situando-se frente do esófago. Começa directamente após a laringe e desce pela parte central e anterior do pescoço, para terminar no peito, por trás da parte superior do esterno, onde se divide para formar os dois brônquios principais. O ponto de bifurcação da traqueia denomina-se carina.

A traqueia é uma estrutura muito rígida nas suas porções anterior e laterais, pois o seu esqueleto é formado por cerca de quinze a vinte cartilagens resistentes com a forma de ferradura, abertas na parte posterior, mas quase fechando por completo a circunferência do canal.

A parte posterior, membranosa, não é revestida pelas ditas cartilagens e é basicamente formada por tecido conjuntivo e muscular, o que garante à traqueia uma certa flexibilidade, pois os espaços da parede que separam os vários anéis catilagíneos são fundamentalmente constituídos por tecido conjuntivo rico em fibras elásticas. Além disso, o diâmetro do canal varia ligeiramente conforme o estado de contracção ou relaxamento dos músculos das paredes, controlados de maneira involuntária e inconsciente pelo sistema nervoso autónomo, de modo a adaptar a passagem de ar às necessidades de cada momento. Deste modo, o comprimento e o diâmetro da traqueia variam ligeiramente em conformidade com os movimentos respiratórios. - See more at: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=207#sthash.AJu9uDZU.dpuf

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com