TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cancer De Traqueia

Artigo: Cancer De Traqueia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 9

Tableau

Técnico em Segurança do Trabalho

Câncer de Traqueia

Sorocaba-SP

Novembro/ 2012

Franciele Aparecida Barbosa da Silva

Jorge Luiz Pinto

Luciana de Olivieira Santos Martins

Marialda de Souza Jardim

Tamiris Cozer Gomes Couto

Câncer de Traqueia

Pré-projeto de pesquisa como forma de conclusão do curso técnico de segurança do trabalho, sob orientação do professor Rodrigo.

Sorocaba-SP

Novembro/ 2012

SUMÁRIO

1.Resumo................................................................................................................. 04

2.Introdução............................................................................................................. 05

3.O que é a traqueia?.............................................................................................. 06

4.O que é câncer?................................................................................................... 08

5.Câncer ocupacional e saúde do trabalhador.................................................... 10

6.O que é o câncer da traqueia?........................................................ 11

7.Morre Hélio Saboya, ex-presidente da OAB/RJ................................................ 12

8.Estatística............................................................................................................. 13

9.Doenças pulmonares ocupacionais por hipersensibilidade........................... 14

10.O primeiro transplante de traqueia........................................................................... 15

11.Conclusão...................................................................................................................... 17

12.Bibliografia......................................................................................................................18

1. RESUMO

Neste trabalho teremos como maior objeto o câncer de traqueia, abordaremos a anatomia da traqueia, como ela é formada, onde se localiza, o que é o câncer, o que causa o câncer, câncer no ambiente de trabalho, sintomas desse câncer.

2. INTRODUÇÃO

A traqueia é um órgão do sistema respiratório, pela qual fazem parte as glândulas traqueais, cartilagem traqueais, os brônquios (direito, esquerdo e lombar), ela segue-se a laringe ao nível da sexta vértebra cervical, e bifurca-se na altura da quarta ou quinta vértebra torácica.

Os cânceres da traqueia e dos brônquios são raros,alguns de seus sintomas são: tosse,dor de ouvido, dor de garganta,perda de peso.

3. O QUE É A TRAQUEIA?

A traqueia segue-se a laringe ao nível da sexta vértebra cervical, e bifurca-se na altura da quarta ou quinta vértebra torácica, em brônquios principais direito e esquerdo. Em virtude dessa bifurcação há na luz da traqueia evidente crista sagital, a carina da traqueia, que separa as extremidades superiores dos brônquios principais direito e esquerdo.

Considera-se na traqueia uma porção cervical e outra torácica; ela é cilindróide e tem sua parede posterior achatada em cerca de um quarto de circunferência total do órgão. É formada por uma serie de arcos de cartilagem hialina, sobrepostos, ligados entre si pelos ligamentos anulares. A parede posterior, desprovida de cartilagem, é constituída pela parede membranosa da traqueia, membrana conjuntivo-elástica, que contém musculatura lisa, m.traqueal, disposto transversalmente. Internamente a traqueia é revestida por mucosa.

A traqueia é um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais. Ela se situa medianamente e anterior ao esôfago, e apenas na sua terminação, desvia-se ligeiramente para a direita.

O arcabouço da traqueia é constituído aproximadamente por 20 anéis cartilagíneos incompletos para trás, que são denominados cartilagens traqueais.

Internamente a traqueia é forrada por mucosa, onde abundam glândulas, e o epitélio é ciliado, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos.

4. O QUE É CÂNCER?

E afinal o que é esta doença tão temida que há anos desafia a medicina?

O câncer nada mais é que a multiplicação descontrolada de células defeituosas ou atípicas, que escapam ao controle do nosso sistema imunológico por algum motivo até hoje desconhecido.

No Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), são mais de um milhão de novos casos por ano, sendo que inúmeros sequer são registrados devido à subnotificação, ou seja, não há registro por acometerem pessoas residentes em remotos lugarejos que falecem, vítimas de neoplastia maligna, sem que este fato conste de seus atestados de óbito.

O câncer é uma das doenças mais complexas com as quais a ciência médica já se deparou.

Dr. Luiz Fernando L. Reis, bioquímico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com