TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia da Traquéia

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

TRAQUEIA DE FELINO

AUTORAS: Ana Paula Furlan (C086JI-4); Gabriela Vieira Martins (C05HHD-2); Marina De Giacomo (C117CA-0); Mayara Romano Arone (C14178-0).

CURSO: Medicina Veterinária

CAMPUS: Bauru

ORIENTADORA: Profa. Msc. Maria Valéria de Toledo Rodovalho

BAURU

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 2]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Ana Paula Furlan

Gabriela Vieira Martins

Marina De Giacomo

Mayara Romano Arone

TRAQUEIA DE FELINO

ORIENTADORA: Profa. Msc. Maria Valéria de Toledo Rodovalho

BAURU

2015

SUMÁRIO[pic 3]

1 Introdução.........................................................................................................4

2 Desenvolvimento..............................................................................................5

2.1Traqueia..........................................................................................................5

2.2..Estrutura.......................................................................................................6

2.3 Irrigação e Inervação.....................................................................................9

2.4 Bifurcação da Traqueia..................................................................................9

3 Conclusão.......................................................................................................11

Referências........................................................................................................12


[pic 4]

1 INTRODUÇÃO

A respiração é definida como processo ou processos químicos e osmóticos pelos quais uma planta ou um animal absorve oxigênio e elimina os produtos (principalmente dióxido de carbono) formados pelas atividades oxidativas de seus tecidos.

O sistema respiratório é composto por uma parte condutora, uma parte respiratória e um mecanismo de bombeamento pelo qual o ar é alternativamente puxado para dentro (inspiração) e expelido (expiração) do sistema.

A parte condutora é a parte através da qual o ar passa a atingir a parte respiratória, onde ocorre o efeito intercâmbio de oxigênio para os produtos da oxidação. Ela compreende o nariz, cavidade nasal, parte da faringe, laringe, traqueia e, dentro dos pulmões, os brônquios e bronquíolos, até aos bronquíolos respiratórios. Ocasionalmente, a cavidade oral serve como um trajeto para o ar que passa dela para a faringe, e desta para a traqueia e pulmões.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TRAQUEIA

A traqueia consiste em um tubo flexível, cartilaginoso e membranoso que se estende da laringe, pelo pescoço, através da cavidade mediastinal cranial até o mediastino médio. Ela bifurca-se imediatamente dorsal à base do coração, ao nível da quinta vértebra torácica, nos brônquios principais direito e esquerdo.

Esta juntamente com os brônquios forma um sistema contínuo de tubos que conduzem o ar entre a laringe e as passagens menores (bronquíolos) nos pulmões. Possuem uma construção muito semelhante e, juntos, são às vezes denominados árvore traqueobrônquica.

As cartilagens traqueais se abrem dorsalmente e apresentam formas diferentes em cada espécie doméstica. O espaço que surge quando essas cartilagens não se encontram dorsalmente é coberto pelo músculo traqueal transverso e por tecido conjuntivo. Os anéis resultantes são unidos na direção longitudinal por faixas de tecido fibroelástico.

Para fins descritivos, a traqueia é dividia em duas partes, a cervical e a torácica, de acordo com a região corpórea que esta atravessa. Nos animais Artiodactylas, a parte torácica da traqueia emite um brônquio, o brônquio traqueal, pata o lobo apical do pulmão direito, ao nível do terceiro par de costelas.

A traqueia é essencialmente uma estrutura mediana e, mais próximo de sua bifurcação ela é deslocada ligeiramente para o lado direito do plano sagital mediano pelo arco aórtico, que está relacionado ao seu lado esquerdo imediatamente cranial ao brônquio principal esquerdo. No pescoço, a traqueia é circundada pela fáscia cervical profunda e no tórax, pela fáscia mediastinal.

Apesar de seu relacionamento com o esôfago se alterar em diferentes níveis e com as diversas posições da cabeça e do pescoço. Outras relações no pescoço incluem a cinta de músculos ventrais do pescoço e a bainha carotídea e seu conteúdo; a artéria carótida comum começa em sentido ventrolateral, mas gradualmente inclina-se para uma posição dorsolateral, onde a traqueia origina-se da laringe.

        A parte cervical da traqueia mantém uma posição mediana em relação ao esôfago dependendo da localização. Ventralmente, ela se conecta aos longos músculos hioides. A artéria carótida comum e o tronco vagossimpático passa por suas faces laterais.

A parte torácica da traqueia desvia-se ligeiramente para a direita, onde cruza o arco aórtico. Relaciona-se ventralmente com a veia cava cranial, com artérias que se originam do arco aórtico e com vários ramos e tributários desses vasos; relaciona-se dorsalmente com o esôfago, de modo variável com os linfonodos mediastínicos e, em jovens, com o timo.

2.2 ESTRUTURA

A parede da taqueia é composta basicamente por quatro lâminas. Verificando-se estas lâminas de dentro pra fora, são observadas, respectivamente, a lâmina mucosa, submucosa, musculocartilaginosa e adventícia.

        A mucosa forma numerosas pregas longitudinais baixas. Ela é revestida por um epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado que contem numerosas células caliciformes e repousa numa membrana basal. Os cílios do epitélio batem cranialmente e movimentam as secreções mucosas e as partículas de matérias estranhas no sentido da laringe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com