TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Com Larvas Para Ulceras

Artigos Científicos: Tratamento Com Larvas Para Ulceras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

Terapia Larval um tratamento para cura de ulceras.

As lesões cutâneas são bastante comuns e é bem frequente a dificuldade de cura, principalmente em idosos, e certas infecções, particularmente com bactérias bem resistentes a antibióticos, que dificultam a recuperação desses ferimentos, levanto até mesmo risco de amputação do membro a até ao óbito.

No Brasil aumenta cada vez mais pessoas diabéticas que leva a dificuldade na cura, quando o paciente tem algum tipo de lesão (Marcondes, 2006). Várias técnicas são realizadas para a melhora deste problema, como medicamentos antibióticos e tópicos. Mas com o despreparo de alguns profissionais, na hora de realizar o procedimento como, por exemplo, um curativo, acabando não realizando adequadamente e até mesmo infectando ainda mais esta lesão, abrindo uma porta para que as bactérias ali presentes se tornem mais forte e imune contra alguns tipos de medicamentos, e assim impedindo a cura do paciente.

Através de muitos estudos foram observados que larvas de certas moscas são blackbottleblowfly conhecida como a mosca varejeira, pode ajudar a limpar ferimentos e apressar a cura, a chamada terapia larval. (Marcondes, 2006).

Com o passar do tempo percebeu- se que os antibióticos levaram a resistência e que os tratamentos eram caros e apenas uma parte eram resolvidos.

“Essas dificuldades proporcionaram o ressurgimento do interesse pela larvoterapia a partir da década de 1980” (Marcondes, 2006).

A terapia larval é utilizada com grande sucesso atualmente em dezenas de milhões de pacientes com feridas de todos os tipos nos

“Estados Unidos e em vários países da Europa, principalmente no Reino Unido, Alemanha, Holanda e Suécia”. (Marcondes, 2006).

A terapia larval pode ser muito útil, especialmente em países de baixa renda, por seu baixo custo e sua melhora e eficaz. Pois envolve apenas tecnologia simples que pode ser desenvolvido em pequenos laboratórios.

As larvas possuem criadouros específicos sem que haja qualquer contaminação, esse método pode parecer estranho porem é um ótimo procedimento na cicatrização das feridas, principalmente em tecidos já necrosados, pois as larvas tendem a retirar todo o tecido morto, se alimentado dele, o tratamento demora cerca de 2 a 6 meses dependendo de cada lesão.

Pesquisa brasileira feita com ratos mostra que as larvas de mosca varejeira podem ser usadas com sucesso na cicatrização de ferimentos graves. O uso de larvas de moscas varejeiras no tratamento de ferimentos necrosados pode se tornar, no futuro, uma prática médica comum no Brasil. O objetivo é amenizar o sofrimento de pacientes que apresentam feridas graves, em que parte do tecido morre, o que é comum em pacientes com o diabetes fora de controle que compromete o processo de cicatrização levando a morte tecidual.O procedimento mostra-se promissor. De acordo com o estudo, as larvas se alimentam do tecido em fase de decomposição sem atacar a parte saudável. Nos testes de laboratório com as cobaias, o uso das larvas diminuiu o tempo médio de cicatrização de 35 para 10 dias (Cabral, 2009)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com