TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Resumo Didático dos Desafios Socioambientais

Por:   •  4/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UniAGES

CENTRO UNIVERSITARIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CLAUDICE FONTES SANTOS

ECOPERCEPÇÃO:

Um Resumo Didático dos Desafios Socioambientais

Fichamento apresentado ao curso de Ciências Biológicas da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para obtenção de nota parcial na disciplina Educação Ambiental para a Educação Básica no 8º período, sob a orientação do professor Tiago Rozário.

Paripiranga

2016

DIAS, Genebaldo Freire. Ecopercepção: um resumo didático dos desafios socioambientais. São Paulo: Gaia, 2004.

 

“Hoje, as atividades dos seres humanos sobre a Terra produzem tantas influências, que a sua cultura faz parte da definição de meio ambiente.” (DIAS, 2004).

“O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução.” (DIAS, 2004).

“Felizmente o ser humano começa a tomar consciência do seu lar, a Terra. Após décadas de devastação ambiental, há sinais de mudanças. Verificaram-se muitos avanços.” (DIAS, 2004).

[o desenvolvimento sustentável] trata-se de um novo modelo de desenvolvimento, que busca compatibilizar o atendimento das necessidades sociais e econômicas do ser humano com as necessidades de preservação do ambiente, de modo que assegure a sustentabilidade da vida na Terra para as gerações presentes e futuras. (Dias, 2004, p. 31).

“A educação ambiental considera o meio ambiente em sua totalidade e destina-se às pessoas de todas as idades, dentro e fora da escola, de forma contínua, sintonizada com as suas realidades sociais, econômicas, culturais, políticas e ecológicas.” (DIAS, 2004).

Conforme Dias (2004), apesar dos indiscutíveis avanços, o meio ambiente ainda necessita de muitos cuidados.

De acordo com Dias (2004), o ser humano agride o meio ambiente porque ao longo do tempo acreditou em conceitos errados.

Segundo Dias (2004), o modelo de “desenvolvimento” representa a raiz dos problemas ambientais.

As ações que viabilizam a cura do mundo devem ter iniciativa em um nível individual (DIAS, 2004).

Metade das florestas mundiais já foi destruída (DIAS, 2004).

TEXTO CRÍTICO

A obra de Genebaldo Freire Dias é um excelente resumo dos desafios socioambientais na atualidade. Fácil de compreender, ele é indicado para qualquer pessoa que deseja ampliar seus conhecimentos sobre o meio ambiente.

Atualmente considera-se que o meio ambiente não é constituído apenas pela flora e pela fauna, água, solo e ar. Essa é uma definição tradicional que não foi substituída pelo conceito de que a cultura também faz parte do meio ambiente.

As atividades do ser humano sobre a Terra têm como resultados muitas influências no meio natural, de modo que a cultura passa a ser integrante da definição de meio ambiente. Antes as questões ambientais ficavam restritas à ecologia, mas hoje se sabe que muitas ações políticas e econômicas equivocadas causam prejuízos relevantes à natureza, de modo que foi necessário ampliar conceitos.

Diante das questões ambientais, é fundamental levar em consideração aspectos políticos, éticos, econômicos, sociais, ecológicos, culturais e outros. Essa atenção para com tais aspectos possibilita uma visão global do problema e das suas alternativas de soluções.

Assim, o meio ambiente passa a ser formado por fatores abióticos (água, ar, solo, energia, etc.) mais fatores bióticos (flora e fauna) mais cultura humana (seus paradigmas, valores filosóficos, políticos, morais, científicos, artísticos, sociais, econômicos, religiosos e outros).

Sabe-se que o ser humano depende do meio ambiente. Ele oferece à humanidade as condições imprescindíveis para a sua sobrevivência, tais como água potável, ar puro, solo fértil e clima ameno. No entanto, a maioria dos indivíduos ainda não se deu conta desse fato.

As consequências da não percepção em relação ao quanto o meio ambiente é importante são muitas. O ser humano tem destruído a natureza de forma irracional. Ele depende de uma base ecológica para si e para as futuras gerações, mas vivem como se os recursos naturais fossem eternos.

No contexto atual, as pessoas já começam a se conscientizar acerca da necessidade de cuidar do seu planeta. Criação de instituições para cuidar do meio ambiente, realização de encontros locais, nacionais e internacionais, crescente mobilização mundial, aperfeiçoamento de fontes renováveis de energia e desenvolvimento de processos de gestão ambiental são relevantes exemplos de melhorias na relação entre ser humano e meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com