TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA DOMICILIAR: UMA FERRAMENTA EFICAZ PARA SE CONHECER A REALIDADE E AS CONDIÇOES DE VIDA DOS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE- SUS

Dissertações: VISITA DOMICILIAR: UMA FERRAMENTA EFICAZ PARA SE CONHECER A REALIDADE E AS CONDIÇOES DE VIDA DOS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE- SUS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  1.699 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO: O Programa de Saúde da Família é a estratégia definida pelo Ministério de Saúde (MS) para oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada no país. Buscando o alcance deste objetivo, estimula-se, dentre outras ações, vivências de processos educativos com os acadêmicos do curso de enfermagem, efetivando uma maior relação entre o futuro profissional de saúde e o usuário do sistema. Uma das ferramentas eficazes de se conhecer a realidade e as condições de vida da população de uma determinada área com seu respectivo bairro, é através de visita domiciliar com realização de entrevista. Que permite socializar a vivência de estudantes de Enfermagem com uma área de abrangência.

OBJETIVOS: Ter um maior conhecimento a cerca de como vivem as famílias usuárias do sistema Único de Saúde- SUS, para assim garantir um atendimento mais humanizado de acordo coma realidade de cada família.

METODOLOGIA: Realizou- se uma coleta de dados sobre uma Família que reside no Bairro Auto da Brasília, Sobral- CE, por uma equipe de acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú no dia 2 de Abril de 2014. A família entrevistada é adscrita no Posto de Saúde da UVA - PSF da UVA. A coleta foi realizada através de entrevistas com uma família residente no bairro, com o auxilio de uma Agente Comunitária de Saúde – ACS. O processo de estudo foi estruturado através das seguintes etapas: 1. Localização do bairro e PSF; 2. Ida ao Posto de Saúde; 3. Observação do bairro; 4. Visita domiciliar; 5. Realização de entrevista; 6. Criação de duas ferramenta importantes de estudo: genograma e ecomapa, dadas a partir do seguinte relatório de visita.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A visita possibilitou conhecer de perto a realidade de uma das famílias do Bairro Expectativa, promovendo uma experiência enriquecedora para os acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual vale do Acaraú e futuros profissionais da saúde, assim como também foi possível ouvir a família entrevistada e tomar conhecimento de suas principais necessidades relacionadas ao serviço de saúde e suas dificuldades enfrentadas, para junto ao sistema Único de saúde promover um atendimento mais humanizado e voltado para a realidade de cada individuo.

CONCLUSÃO: A entrevista contribuiu para uma ampliação do conhecimento acerca das famílias que vivem no bairro, permitindo uma maior interação entre os futuros profissionais da saúde e usuários moradores do bairro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com