TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO SOCIAL, ENTREVISTA E VISITA DOMICILIAR

Por:   •  17/8/2015  •  Resenha  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  11.139 Visualizações

Página 1 de 5

Observação Social: Uma Observação Sensível.

A observação sensível nos alerta para o sensível no relacionamento com os usuários. É preciso respeitar caso o usuário não esteja em um momento bom e ficar sempre atento, pois nem tudo que parece é. No Serviço Social é utilizada a observação sensível significativa, onde o atendimento é humanizado e necessário que faça com que as pessoas se sintam acolhidas, assim seguras e confiantes para conversar. A observação exige que se tenha outro olhar, visando sempre o melhor para o usuário. As vezes nem sempre a realidade está nítida, é preciso questionar e procurar entender a verdadeira situação.

A Observação exige cuidado para saber destacar o que é mais importante para a vida social daquela pessoa ou família, e são de grande importância pois através dela estudamos para possível processo de intervenção, devendo criar estratégias para o resgate dos direitos emancipatórios e inclusivos destes usuários no processo de desenvolvimento social.

Entrevista Social.

A entrevista social permite uma interação com a realidade social e através dela conhecemos mais sobre a história de vida de alguém que necessita viver em melhores condições. Em algumas condições sociais que as pessoas se encontram, é preciso ser feita uma intervenção social, para que assim a justiça seja feita.

Para o processo de Entrevista Social é necessário a apuração da escuta, para saber realmente o que o outro está querendo dizer e os seus reais interesses. Com o processo de Observação Sensível é possível desenvolver uma atenção articulada.

Através do diálogo da entrevista o profissional vai criando vínculo com o usuário, assim as pessoas vão se sentindo mais confiantes e produzem resultados. A conversa deve fluir naturalmente com a condução técnica da parte do profissional.

O Espaço/Ambiente também influi para a entrevista, embora os profissionais sejam qualificados para realizar as entrevistas em diversos locais, estes tem a responsabilidade de organizar meios para que se dê de maneira digna e respeitosa as pessoas que são tratadas.

Antes de entrar em contato com alguém é importante entender a realidade em que está pessoa se encontra, preparar-se tecnicamente e com conhecimento da realidade.

É importante ressaltar que uma entrevista é mais que uma conversa, pois é um serviço acionado por alguém que precisa onde o profissional estará lutando pelos seus direitos, assim sendo é preciso conhecer aquela realidade.

A coleta de informações contribui para transformar a prática. É importante que os profissionais documentem suas práticas, pois estas podem se tornar suas fontes de pesquisa e compartilhamento com outros profissionais. O entrevistador deve separar um tempo entre as entrevistas para que possa refletir sobre elas e anotar os aspectos significativos. Só através da compreensão adequada será possível uma intervenção apropriada, por isso o usuário deve ter tempo para se expressar.

Em casos de gravações e fotos, é necessária a autorização do usuário, e os materiais devem estar em arquivos sigilosos do assistente social.

A Entrevista Social serve como objeto de estudo e é de extrema importância para conhecer a realidade do entrevistado.

Visitas Sociais.

A Visita Domiciliar é um processo utilizado desde a antiguidade, a igreja Católica mantinha essa prática com o objetivo de manter a influência da igreja sobre o dia-a-dia dos seus fiéis, assim tinham certo controle sobre eles.

No Brasil as visitas domiciliares são usadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com