TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vascularização Dos Rins

Artigos Científicos: Vascularização Dos Rins. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  3.777 Visualizações

Página 1 de 4

VASCULARIZAÇÃO DOS RINS

Quanto ao suprimento arterial, as artérias renais se originam na aorta abdominal no nível do disco intervertebral IV entre L1 e L2. A art. renal direita passa posteriormente à veia cava inferior. Dessa forma, a artéria renal direita é mais longa do que a esquerda.

Tipicamente, cada artéria renal divide-se no hilo em cinco artérias segmentais, que são artérias terminais que não se anastomosam. Essas artérias segmentares são distribuídas para os segmentos do rim:

I. Segmento superior: suprido pela artéria do segmento superior

II. Segmento ântero-superior: suprido pela artéria do segmento ântero-superior

III. Segmento ântero-inferior: suprido pela artéria do segmento ântero-inferior

IV. Segmento inferior: suprido pela artéria do segmento inferior

V. Segmento posterior: suprido pela artéria do segmento posterior

É importante ressaltar que todas essas artérias se originam do ramo anterior da artéria renal. Já a artéria do segmento posterior, que se origina de uma continuação do ramo posterior da artéria renal, supre o segmento posterior do rim. Com isso, conseguimos segmentar os rins de acordo com o seu suprimento arterial.

O clamp de uma das artérias levará a uma área isquêmica bem delimitada, que orientará o cirurgião na sua linha de secção deixando apenas tecido saudável.

Existe, também, uma região denominada linha de Brödel, em homenagem ao seu descobridor, localizada na superfície convexa a cerca de um centímetro posteriormente à linha média do rim, e estendendo-se entre os dois pólos, não avançando sobre eles. Este acesso, descrito por Boyce, permite incisar o parênquima renal sobre uma região menos vascularizada, com menores riscos de sangramento e de perda de tecido.

As artérias segmentares, por sua vez, darão origem às artérias interlobares, que, na junção cortico-medular, dividem-se para formar as artérias arqueadas e, posteriormente, as artérias interlobulares. Dessas artérias surgem as arteríolas aferentes, as quais sofrem divisão formando os capilares dos glomérulos, que em seguida, confluem-se para forma a arteríola eferente. A arteríola eferente dá origem aos capilares peritubulares e às arteríolas retas, responsáveis pelo suprimento arterial da medula renal.

Várias veias drenam o rim, unindo-se, primeiramente, os capilares do córtex que drenam para veias interlobulares e tornam-se veias arqueadas na união do córtex com a medula. Essas se unem às vênulas retas e formam as interlobares, que drenam para as veias segmentares. A união das veias segmentares, forma a veia renal. Essas estão localizadas anteriormente às artérias renais, e a veia renal esquerda é mais longa que a direita, passando anteriormente à aorta. Assim, cada veia renal drena para a veia cava inferior.

Os rins, em fase embrionária, recebem sua irrigação sanguínea e drenagem venosa de vasos sucessivamente mais superiores, no período de ascensão até o local final. Os vasos inferiores degeneram enquanto vasos superiores assumem a irrigação e a drenagem venosa. Aproximadamente 25% das pessoas possuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com