TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Nos Rins

Pesquisas Acadêmicas: Doenças Nos Rins. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Doença Renal Policística ou Doença dos Rins Policísticos

A doença renal policística é caracterizada pelo surgimento de múltiplos cistos cheios de líquido nos rins, que acabam substituindo o tecido normal desses órgãos. O crescimento progressivo dos inúmeros cistos, eventualmente desloca o tecido normal do rim, podendo levar à insuficiência renal crônica, ocorrendo um acúmulo de toxinas no organismo.

A doença policística dos rins tem origem genética e pode ser desencadeada por um distúrbio hereditário (herança autossômica dominante), ou seja, se um dos pais transmitir o gene, 50% das crianças desenvolverão o distúrbio. Em alguns casos, a doença pode ocorrer também por uma mutação espontânea do gene, a pessoa então não recebe o gene doente de um dos pais, mas sim, o desenvolve através de uma mutação, sendo o primeiro da família a possuir a doença podendo transmitir o gene defeituoso aos seus filhos.

Essa doença pode ocorrer tanto em adultos como em crianças, porém é mais comum nos adultos. Em crianças, o diagnóstico é realizado no primeiro ano de vida, pois esta apresenta em muitos casos, além dos cistos nos rins, uma má formação dos pulmões, devido os espaços que os rins ocupam. Raramente as crianças sobrevivem.

Sintomas e Evolução

Os pacientes podem apresentar dor nas costas, ou no abdômen devido ao aumento do tamanho dos rins. Dor mais aguda pode indicar infecção ou obstrução por coágulos ou pedras nos rins, ou mesmo uma hemorragia dentro de um cisto. O aparecimento do sangue na urina é comum, e o paciente tem um aumento no numero de micção durante a noite. A formação de pedras nos rins (cálculos) ocorre em 15 a 20% dos pacientes.

Além disso, a elevação da pressão arterial é encontrada em 20 a 30% das crianças e em até 75% dos adultos. A causa da pressão alta é a isquemia (falta de sangue para o rim, devido a compressão dos cistos). Com isso, o rim ativa um sistema chamado renina-angiotensina que acaba elevando a pressão arterial (hipertensão)

Infecção urinária é comum à quem possui a doença e pode ser da bexiga ou do próprio rim.

A doença pode atingir o fígado também, que apresenta-se com infecção por cistos.

Quando a doença policística dos rins aparece na infância, ela tende a ser bastante grave e progride mais rapidamente, resultando em insuficiência renal em estágio final e morte na infância ou adolescência.

De modo geral, os sintomas não se apresentam até a meia-idade, ou seja, é uma doença silenciosa, muitas pessoas não manifestam sintomas.

Critérios e Diagnóstico

Para diagnóstico completo, o médico observa os pacientes que podem ser portadores da doença:

• Até os 30 anos - presença de 2 ou mais cistos em um rim, ou 1 cisto em cada;

• Entre 30 e 60 anos - presença de mais de 2 cistos em cada rim

A partir dos 60 anos - presença de mais de 4 cistos em cada rim

Se o paciente se encaixar em um desses critérios e tiver história familiar positiva, realiza-se exames para confirmação. Se não houver parentes com doença policística,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com