TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vertebrados – Mamíferos: características, habitat, alimentação e gestaçã

Artigo: Vertebrados – Mamíferos: características, habitat, alimentação e gestaçã. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Artigo  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 2

Tema da Atividade: “Vertebrados – Mamíferos: características, habitat, alimentação e gestação.”

Tempo Necessário:

Quatro aulas de cinquenta minutos e um dia de aula a campo no Jardim Zoológico da Cidade de São Paulo.

Introdução:

O ensino de qualidade que a sociedade demanda atualmente expressa-se aqui como a possibilidade de o sistema educacional vir a propor uma prática educativa adequada às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade brasileira, que considere os interesses e as motivações dos alunos e garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.(PCNs 1997)

Com base nesta afirmação dirigimos nosso plano de aula para propormos esta pratica educativa, respeitando o conhecimento que os alunos já possuíam sobre o tema, incentivando a pesquisa, as relações interpessoais e dando subsídios para o aprofundamento do tema. Em nossa aula sobre o tema não poderia faltar uma visita técnica ao Jardim Zoológico, para que o aluno observasse os hábitos e alimentação dos mamíferos, falamos em visita técnica e não em passeio, pois entendemos que está saída será o complemento do que foi apresentado na sala de aula.

È importante o estudo sobre mamíferos porque, além de pertencermos a esse mesmo grupo de animais, alguns mamíferos são comuns à vida da maior parte das pessoas. Tal fato, por si só, justifica o estudo dessa classe. Mas as razões para que o conhecimento acerca dos mamíferos seja fundamental é sua diversidade de formas e habitat - o que reflete uma incrível capacidade de adaptação. Das mais de 50 mil espécies conhecidas de vertebrados, apenas cerca de 4.500 correspondem a mamíferos. Apesar disso, a diversidade da classe Mammalia é imensa: das profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas, podemos encontrar espécies de mamíferos.

Objetivo geral:

* Identificar as características (física, habitat, alimentação, gestação e outras) dos mamíferos.

Objetivos em termos de competências e habilidades:

* Identificar semelhanças e diferenças presentes nos animais mamíferos.

* Reconhecercaracterísticas próprias presentes em determinados grupos de animais mamíferos.

* Classificar animais mamíferos conforme critérios de classificação propostos.

* Desenvolver a consciência favorável em relação ao meio ambiente e a preservação dos seres vivos em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com