TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visite Pinacoteca e o Museu de Arte Moderna

Tese: Visite Pinacoteca e o Museu de Arte Moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Tese  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 3

E.E. ProfAcylino Amaral Gurgel

Nome: Laura Virginio Vieira Da Silva nº22 3º A

Relatório – visitação pinacoteca/MAM

O objetivo da visitação foi para conhecer a Pinacoteca e o Museu da Arte Moderna, ambos em São Paulo capital, e suas exposições.

Pinacoteca

A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX á contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, pertence á Secretaria de Estado da Cultura e é o museu de artes mais antigo da cidade. Esta instalado no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo. No final da década de 90, o prédio sofreu uma ampla reforma, com o projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A Pinacoteca realiza cerca de 30 exposições e recebem aproximadamente 500 mil visitantes por ano. O primeiro andar destina-se a exposições temporárias, e o segundo á mostra de longa duração do acervo. A área central abriga o Projeto Octógono Arte Contemporânea, e no térreo estão localizadas as áreas técnicas, o auditório e a cafeteria.

Por conta do tempo visitamos o segundo andar, pois ele tinha mais variedades. Exposições como a tradição colonial que apresenta uma historia da arte no Brasil, os aprendizados na academia, etc.

MAM

No Museu da Arte Moderna vimos uma exposição que questionava as propostas de artistas e arquitetos para um novo prédio do MAM. Em 65 anos de existência, o MAM funcionou em varias sedes. A primeira ficava na Rua Sete de Abril, na região central. A atual, no parque Ibirapuera, foi cedida pela Prefeitura em 1969, e permitiu que o museu retomasse suas atividades depois de seis anos sem endereço fixo.

O Panorama em exposição no MAM recebeu o titulo de “P33: formas únicas da continuidade no espaço”, e põe o prédio em discussão. Com o desafio de conhecer a historia do museu, a P33 levam seus visitantes a estudar a localização e o acervo do museu, sua potencia e sua carências, para então imaginar o que seria um novo MAM no contexto hipotético.

Havia uma pequena exposição de artista que tamparam suas própria obras a fim de protestar que o MAM é um museu que não possui acervo, é um local temporário.

Conclusão

Fora o transito de São Paulo que não é nada agradável, a visita foi legal. O mais interessante foi a Pinacoteca, por conta das pinturas, dos desenhos e as esculturas, nas quaiseu realmente considero uma obra de arte, já a arte moderna, para mim não me cativa muito. No MAM havia um bloco, de metal imagino, girando em uma plataforma, que nem o monitor soube explicar o significado da então arte. Na pinacoteca houve um caso semelhante de uma obra, que ao meu ver não é bem uma obra de arte, era um quadro onde havia sido colado varias figurinhas adesivas de personagens como Mônica, piu-piu,etc, porem a monitora soube explicar que nessa obra o artista queria retrata a globalização e o consumo em massa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com